Umuarama

Umuarama já notificou mais de 300 pessoas com sintomas gripais

Em meio a uma disputa judicial para abrir ou fechar estabelecimetos comerciais e industriais, Umuarama iniciou o mês de abril com 309 casos notificados de pessoas que acionam a saúde pública temendo infecção por coronavírus. São atendimentos de pacientes que apresentam sintomas de gripe e permancem observadas para saber se o quadro evolui ou não para contágio de Coviud-19.

Há 30 dias, os casos notificados eram 41 (conforme boletim oficial). Em um mês esse número subiu para 309 – 210 nos últimos 15 dias – elevando o grau de alerta entre autoridades políticas e sanitárias.

Casos suspeitos

Os casos suspeitos de coronavírus em acompanhamento em Umuarama somam 93. Destes, são 89 pessoas em situação de isolamento domiciliar, 3 internadas em enfermarias e 1 paciente em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A saúde pública contabiliza até agora 210 casos suspeitos descartados. Esses números geralmente são alterados toda semana.

Dos 6 casos confirmados de coronavírus na cidade, uma mulher de 61 anos que estava internada em Umuarama desde o dia 14 de abril  foi a óbito nesta semana. Ela teria contraído o vírus  durante uma viagem e estadia em São Paulo. Três pessoas estão curadas e outras duas em isolamento domiciliar.

Aumento de casos suspeitos 

De acordo com informações da prefeitura, o município tem observado aumento no número de casos suspeitos da Covid-19 após a abertura de segmentos do comércio, no dia 6 de abril. “As concessões precisam ser feitas com critério e uma visão geral do quadro, a partir do funcionamento de cada setor. Não podemos perder o controle e deixar sobrecarregar a rede hospitalar”, defendeu a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, no dia 28 de abril.

Saúde e economia é um binômio que tem causado preocupação a administradores públicos não só de Umuarama, mas de muitos municípios brasileiros afetados pela pandemia viral chinesa. Isolamento social e liberação de atividades comerciais que geram aglomeração de pessoas se transformaram em polêmica e grande discussão.

(Editoria Milênio)

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.