Saúde

Diocese de Umuarama suspende missas públicas e atividades pastorais

A Diocese de Umuarama adotou medidas preventivas de contaminação de pessoas pelo Coronavírus. A providência vale por período inicial de 15 dias, mas o prazo poderá ser ampliado dependendo da situação. “Vamos acompanhar os boletins, posições de autoridades de saúde, de outras dioceses, irmãos”, disse o bispo Dom João Mamede Filho.

Durante entrevista coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (17), na Residência Episcopal, o bispo, padres, profissionais da comunicação e demais participantes usaram máscaras de proteção. Uma precaução diante da situação de pandemia da doença.

A orientação é para que todos colaborem cumprindo as instruções de como proteger a si mesmo e a outras pessoas. A pandemia do Coronavírus é realidade, mas é possível amenizar os efeitos da doença transmissível com mudança de comportamento.

Pelo ato da Diocese de Umuarama estão suspensas todas as atividades e programas da Igreja Católica que aglomerem pessoas, em todas as cidades de sua área de abrangência. As igrejas ficarão de portas abertas, e os padres atenderão confissões individuais em horas determinadas por eles, observou o bispo.

Na lista de atividades suspensas estão acampamentos de evangelização, encontros do clero e de religiosos, retiros, escolas de catequeses de crianças e adultos, Escola de Teologia, mutirões quaresmais de confissões, reuniões de comunidades, de grupos de orações, de reflexões, lideranças, entre outros.

– Missas nas paróquias serão celebradas diariamente, mas sem a presença do povo. Haverá transmissão ao vivo pelo rádio e redes sociais, para evitar ambientes lotados. Ao final das celebrações, as pessoas que desejarem entrar deverão evitar aglomeração.

– Há recomendação para que cerimônias de casamentos sejam adiadas. E se houver evitar a festa de confraternização. Sacramentos de batizados seguem a mesma orientação.

– Exéquias – O Ministro e dois parentes do falecido mantendo uma boa distância, de pelo menos dois metros um do outro, e todos do falecido.

Reflexão

“Aproveitemos para crescer na fé. Intensificarmos a percepção nas outras presenças do Senhor nos outros lugares que o Senhor prometeu estar à mercê de nós para o encontro com Ele. Por exemplo, meditar mais a sua palavra, na reunião de dois ou mais, em seu nome, nos próprios lares. Na vivência da caridade fraterna, no estar da existência, por Cristo, com Cristo e em Cristo. Que Deus nos abençoe e nos dê crescimento também com essa situação de agruras que passamos nesse momento”, conclui o bispo.

(Editoria Milênio)

Durante a reunião, todos os presentes usaram máscaras de proteção.
Representantes da imprensa tem o papel de transmitirem informações verdadeirias sobre o Coronavirus.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.