Três Poderes

Posse do Parlamento Jovem na Câmara de Umuarama

Dez jovens do Colégio Sesi agora são Vereadores Mirins de Umuarama. Na manhã desta quarta-feira (11) eles foram empossados pelo Juiz da 89ª Zona Eleitoral de Umuarama, Marcelo Pimentel Bertasso (foto), juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Umuarama, Noel Bernardino e demais vereadores do Poder Legislativo Municipal. Osecretário de municipal de administração, Vicente Afonso Gasparini, representou o prefeito Celso Pozzobom.

O evento encerra um ciclo de estudos sobre os processos democráticos, que envolveu alunos do ensino médio do Colégio Sesi de Umuarama. No ano passado foi desenvolvida campanha na instituição de ensino para que pudesse haver a eleição de 10 representantes. A trajetória se iniciou com o registro de candidaturas, passando pelo período de campanha, até eleição propriamente dita, dotada inclusive de urnas eletrônicas com fotos dos candidatos exibidas na tela do equipamento.

O trabalho foi coordenado em Umuarama pela 89ª Zona Eleitoral, primando acima de tudo pela cidadania. Em seu pronunciamento, o Juiz Marcelo Pimentel Bertasso reiterou o compromisso da Justiça Eleitoral no resguardo da democracia, reiterando ainda o papel que cada vereador mirim empossado tem de agora em diante.

O magistrado também destacou a importância de os alunos terem acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um cargo eletivo e conhecer melhor as divisões dos poderes do estado, em especial ao Legislativo.

O projeto é uma iniciativa Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, inserido dentro de várias metas do Conselho Nacional de Justiça.

Vicente Gasparini e Noel Bernardino endossaram a relevância do evento, incentivando a realização de mais atividades como então realizada. Noel do Pão também deixou disponível o Gabinete da Presidência da Câmara para que seja utilizado pelos vereadores mirins quando da deliberação de alguma de suas atividades.

Após a posse, o vereador mirim Lucas Augusto pronunciou em nome dos colegas. Sua explanação se iniciou com um alerta para a falta de interesse de muitos jovens na política, o que ele classificou como sendo uma postura incorreta, tendo em vista ser fundamental que todos tenham ciência dos processos, para que se possa exigir direitos. Outro apelo foi quanto à representatividade, que necessariamente precisa estar presente nos processos políticos, efetivando o direito de voz e vez, indiferente de rótulos sociais.

Plenário Mirim

Os vereadores mirins empossados são: Brizza Maria Tereza Dionizio, Giovana Rodrigues Braga, Gustavo Trevizan Silva, Isabella Rogério de Castro, Lucas Augusto de Souza Santos, Maria Clara Juliani Pagani, Maria Eduarda Estruzani de Moraes, Paulo de Tarso Borrasca, Wesley Rafael de Souza Caparelli, Ynngridh Bonatti Schapauser.

Eles devem participar de uma série de atividades, com visita à estrutura do Poder Legislativo Municipal, acompanhamento de sessões e demais atos legislativos. Ao final do evento, os vereadores da Câmara se reuniram com os colegas do Parlamento Jovem e endossaram que caso eles queiram apresentar projetos ao Parlamento Municipal, os mesmos serão apreciados, podendo inclusive entrar em pauta e posteriormente se tornar Lei Municipal.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Vereadores Mirins com as autoridades no dia da posse.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.