Universitário

Curso de Administração da Unipar completa 40 anos

Nos anos de 1980, Umuarama vivia um capítulo marcante de sua trajetória. A região se recuperava de uma grave crise na sua agricultura, provocada pela geada fatídica [a geada negra’, ocorrida em 1975] que dizimou as plantações de café, principal produto da economia do Paraná, à época.

As lideranças locais lutavam pela retomada do desenvolvimento. Enquanto direcionavam, com sucesso, recursos para a recuperação da produtividade no campo, diversificando as lavouras, brotavam na cidade novos negócios, o que fez Umuarama se reafirmar e logo pontuar também como um importante polo empresarial.

A Unipar – Universidade Paranaense, participava ativamente, desta missão. Ainda como faculdade, ampliou os investimentos para abrir novos cursos de graduação, com o objetivo de colaborar para acelerar desenvolvimento regional. Neste contexto, fundou o curso de Administração. Até então a Instituição só oferecia opções em licenciatura [cursos superiores para formação de professores]. Administração [e Direito, que foi instalado também em 1980] inauguraria esta nova fase da Unipar, a de formar gestores.

Nesses 40 anos, o curso de graduação em Administração da Unipar, que sempre foi muito valorizado pela população de Umuarama, formou cerca de 2,5 mil bacharéis nessa área. Entre eles estão nomes de peso da ala empresarial. Só para citar alguns: Valdemir Zago, diretor-presidente da Zaeli; Ivanildo Coutinho e Joaquim Pereira, diretores-proprietários da Uvel; Renilde Alvarenga, administradora do Hospital Cemil; Osmar Della Valentina, presidente do Grupo Gazin; e Paulo José dos Santos, diretor-proprietário da Casa das Bombas.

Para o coordenador, professor João Codato, o curso só tem a comemorar: “Sua trajetória é muito positiva, não só pelos bons profissionais que formou, mas também pelo conhecimento que produziu em pesquisas e pelos trabalhos sociais que desenvolveu via extensão universitária. Estamos brindando tudo isso!”.

Codato informa que o ponto alto das comemorações será na semana de 9 de setembro, pela passagem do Dia do Administrador. A programação terá palestras e um jantar festivo, que promete reunir muitos convidados. 

Metas cumpridas

Com projeto pedagógico dinâmico e sempre sintonizado com as tendências e expectativas do mundo corporativo, o curso de graduação em Administração da Unipar segue sua história formando líderes com habilidades para tomar decisões, promover mudanças e gerar resultados às organizações. Abrange nos tópicos de ensino planejamento estratégico, simulação empresarial, administração pública e negócios agropecuários, entre outros relacionados à gestão da pequena à grande empresa. Bons professores, a maioria titulado [mestres e doutores] e com grande experiência no mercado de trabalho, também destacam o curso.

(Assessoria)

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.