Umuarama

Umuarama tem 165 pessoas infectadas pelo vírus da Dengue

Das 10.882 pessoas infectadas pelo vírus da Dengue no Paraná, 165 estão no município de Umuarama. Outros 65 casos estão notificados e em fase de investigação com exames laboratoriais.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30) pela Divisão de Vigilância em Saúde. O Informe Técnico 16, com dados da doença registrados entre o fim de julho de 2019 e a última quarta-feira, 29, mostram que a cidade conta hoje com 165 casos confirmados por laudo laboratorial (dos quais apenas seis são importados) em 53 bairros e localidades do município. Além disso há 65 casos em investigação e 236 já foram descartados, totalizando 466 notificações.

Os bairros que apresentam maior volume de casos de Dengue são o Dom Pedro I (19 notificações), o distrito de Serra dos Dourados (14), a Zona VII e o Jardim Tropical (com sete confirmações cada) e a Praça dos Xetá, Jardim Petrópolis e o Jardim San Martin (cinco casos cada). O Jardim Independência, Zonas III e V, Jardim Tamoio e Parque San Remo aparecem em seguida, com quatro casos cada.

Com o boletim, a Secretaria de Saúde chama atenção para os novos dados e reforça à população que redobrem os cuidados nas localidades e unidades de saúde com casos positivos de dengue. “As regiões da UBS 26 de Junho e de Serra dos Dourados encontram-se em surto, pois apresentam proporcionalmente mais que 300 casos por grupo de 100 mil habitantes ou mais que 3 casos por 1.000 habitantes”, alerta o comunicado.

Outras unidades de saúde

Cidade Alta, Parque San Remo, Posto de Saúde Central, Centro de Saúde Escola, Panorama, Guarani e Jardim União – encontram-se em situação de risco (alerta de surto) por apresentarem entre um e três casos por 1.000 habitantes, proporcionalmente. Nas demais unidades, a avaliação é baixa incidência de casos.

A Secretaria de Saúde acrescenta que os dados epidemiológicos são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Online) e que os dados presentes no informe técnico estão sujeitos a alterações, pois os casos suspeitos são investigados diariamente através de laudos laboratoriais, sintomas relatados por paciente e por laudos médicos.

Paraná

No Paraná, o número de casos confirmados aumentou em 3.264: passou de 7.618 para 10.882 confirmações, um aumento de 42,82% em relação à semana anterior.

São 198 municípios com casos confirmados para a doença: 34 municípios estão em epidemia, 10 a mais que a relação divulgada na semana passada.

Os municípios que passaram a constar desta lista são Jesuítas, Barbosa Ferraz, Iretama, Alto Paraná, Paranapoema, Munhoz de Mello, Lupionópolis, Jacarezinho, Quatro Pontes e Godoy Moreira.

São 26 cidades em situação de alerta. O número também aumentou se comparado ao informe anterior, com 8 municípios a mais. São eles: Fênix, Alto Piquiri, Loanda, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Santa Inês e Santo Inácio.

(Editoria Milênio)

Foto: Divulgação | Agentes de Endemias em ação.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.