Umuarama

Unipar terá Centro de Referência de Difusão de Tecnologias

A área é relativamente pequena [aproximadamente 600m2], mas as expectativas são grandes. Está nascendo um projeto da Universidade Paranaense que promete alavancar a produção de hortaliças em Umuarama e região.

Trata-se do Centro de Referência de Difusão de Tecnologias para Cultivos Hidropônicos, projeto coordenado pelo curso de Engenharia Agronômica. A construção foi iniciada pelas bancadas com os canais de plantio. Serão quatro conjuntos e mais os berçários.

Com caráter multidisciplinar, o objetivo principal do projeto é investir em experimentos e compartilhar com os agricultores da região o conhecimento produzido. “Faremos Dia de Campo para os produtores rurais conhecerem as experiências que iremos desenvolver nesse Centro, todas voltadas para o aumento de produtividade”, diz a coordenadora do curso, professora Lucimar Bonett.

Ela informa que o espaço terá também um campo agrostológico, que vai funcionar como uma mostra de forragens, além das bancadas protegidas em estufas para o cultivo de hortaliças. “Tudo fundamentado em técnicas modernas, em sustentabilidade e em maior lucratividade, com menos custos”, destaca.

A construção vem sendo acompanhada pelo professor da disciplina Olericultura, engenheiro agrônomo Renan Espessato. “As técnicas que vamos utilizar preveem o dobro de produção se compararmos às convencionais de cultivo a campo, em igual área”, diz.

Só para se ter ideia, em uma das bancadas do CRT da Unipar, que possui nove canais, cada um com seis metros de comprimento, em um espaço de 12m2, a previsão de produção é 300 pés de alface em 25 dias. “E isso será possível em menos tempo, com menos custo e muito mais qualidade”, destaca o professor.

Nesta fase do projeto estão colaborando na construção o RT do curso de Engenharia Agronômica, engenheiro agrônomo Estevan Melhorança, o estagiário Leonardo Baroni e vários acadêmicos, entre eles Karina Lopez [voluntária]. “Tenho interesse em aprofundar meus conhecimentos em hidroponia por acreditar que é promissora”, diz a estudante, que se forma este ano.

(Assessoria)

Fotos: Unipar.

Professor Renan Espessato supervisiona o projeto.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.