Veículos

Estacionamento rotativo volta a funcionar dia 10 de dezembro

Começa a vigorar no dia 10 de dezembro (terça) o sistema de estacionamento rotativo temporário de Umuarama. A reativação ocorre após acordo entre a Prefeitura e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu).

Representantes da Procuradoria Jurídica do município, da Umutrans e Guarda Municipal participaram de uma reunião com a diretoria executiva da Aciu na manhã de quarta-feira (27), na sede da entidade e definiram detalhes.

“Dada a proximidade da programação do Natal Encantado e de uma série de fatores, que perpassa decisões judiciais e entraves burocráticos, creio que chegamos à melhor alternativa até que uma concessionária com o know-how necessário possa assumir, mediante licitação”, explica o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos. O sistesma será operado mediante decreto assinado pelo prefeito Celso Pozzobom. A Procuradora Jurídica do Município garante que a medida tem amparo legal.

A diretora de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Carolina Cicote Moreira, expôs a necessidade de uma parceria para que o município possa sanar emergencialmente um problema considerado grave: a escassez de vagas no perímetro coberto pela Zona Azul até o segundo semestre do ano passado.

Por não haver tempo hábil, caberá à Associação Comercial investir R$ 17 mil na confecção de 200 mil cartões, que serão distribuídos gratuitamente segundo alguns critérios. Depois, o dinheiro será ressarcido à Aciu, explicou o presidente.

A Prefeitura já iniciará os procedimentos para a confecção de 2 milhões de cartões, projetando sanar a demanda posterior.

A logística adotada em comum acordo definiu que cada usuário poderá retirar no máximo cinco cartões de uma única vez nos pontos de distribuição, a sede da Umutrans e diversas empresas filiadas à Associação Comercial espalhadas pela cidade.

Fluxo

Caberá à Guarda Municipal e a 16 agentes de trânsito, que receberam treinamento, a fiscalização nos horários designados, que são os mesmos da época da Caiuá: das 9h às 17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 11h aos sábados. Vale lembrar que a Zoma Azul operava com quase 200 agentes, enquanto o novo sistema terá somente 10% dessa equipe. Daí, o risco de um motorista desavisado (da região) ser multado por desconhecimento da regra multiplica.

Cada cartão dará o direito de usufruir gratuitamente de uma vaga por 2 horas, no caso dos automóveis, e 4 horas, em se tratando de motocicletas. O tempo de tolerância será de 20 minutos.

O desrespeito ao horário poderá acarretar multa de R$ 195 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Cartões da antiga Zona Azul não terão validade. Respeitando pareceres da Justiça, os polêmicos avisos de irregularidade não serão aplicados. A consciência e o comprometimento dos usuários com o novo sistema serão fundamentais para garantia do direito de todos.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Reunião de diretores da Aciu e representantes da Umutrans e Guarda Municipal.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.