Veículos

Agentes de Trânsito já atuam no centro de Umuarama

Supervisionados pela Guarda Municipal, 16 Agentes Municipais de Trânsito já estão atuando na fiscalização na região central de Umuarama. Inicialmente, eles vão orientar ocupação de vagas determinadas de estacionamento de veículos, mas poderão, em poucos dias – investidos de autoridade – autuar infratores de acordo com o disposto no Código de Trânsito Brasileiro.

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) informa que os agentes foram submetidos a treinamento teórico e prático durante alguns meses. “A extensa preparação foi necessária para que eles ajudem a melhorar, de forma efetiva, as condições gerais do trânsito na cidade. Os agentes estão qualificados para a função”, explicou a diretora Dianês Maria Piffer.

“O pessoal está se identificando e passando ao comércio informações sobre como vão atuar. A finalidade é tornar o trânsito mais tranquilo, promovendo o respeito à legislação e a segurança através de um melhor convívio entre condutores de veículos e pedestres”, acrescentou a diretora da Umutrans.

Devidamente uniformizados – com camiseta amarela, calça preta, boné preto e coturnos – a fiscalização observa vagas especiais e do tráfego em geral. Eles vão focar as atenções no uso de vagas especiais (destinadas a idosos e cadeirantes) e também naquelas destinadas a parada de curta duração, carga e descarga, bem como na utilização específica de vagas destinadas a carros e motos, em toda a área onde o estacionamento é regulamentado.

Com autoridade legal para atuar no trânsito, os agentes também vão fiscalizar a correta utilização do cinto de segurança, uso do celular na direção, crianças transportadas sem cadeirinhas nos carros, condutores sob efeito de álcool (etilômetro) e futuramente poderão realizar operações de fiscalização de velocidade com o radar estático portátil.

“Na verdade, eles poderão autuar os condutores que incorrerem em qualquer tipo de infração no trânsito, inclusive de competência estadual, por força de convênio entre o município, o Detran e a Polícia Militar”, reforçou o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, lembrando que a multa para utilização indevida de vagas especiais é de R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira de motorista (infração gravíssima) e pelo uso indevido das vagas de curta duração, carga e descarga, a multa é de R$ 195,23 mais 5 pontos na carteira (infração grave).

Vagas rotativas

Prefeitura e Associação Comercial estão analisando uma proposta no sentido retomar em Umuarama a fiscalização (privisória ou definitiva) via decreto, do uso de vagas rotativas. A idéia apresentada já foi discutida no dia 26 de novembro entre Procuradoria Jurídica do Município e a Diretoria da Aciu, mas não houve consenso. A preocupação é garantir maior rotatividade na ocupação dos espaços delimitados, especialmente nesse final quando o fluxo de veículos é maior em função das festividades e compras natalinas.

(PMU- Editoria Milênio)

Foto: Divulgação | Agentes em treinamento na Umutrans.

Foto: Divulgação | Agentes visitam lojistas explicando trabalho de fiscalização.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.