Umuarama

Dom João Mamede tomou posse como Administrador Apostólico

Dom João Mamede Filho, Bispo de Umuarama, tomou posse sexta-feira (22) como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá, em reunião na Cúria Metropolitana, na presença do Colégio de Consultores. O Colégio de Consultores é um organismo previsto pelo Direito Canônico, cuja função é auxiliar o bispo no governo da diocese.

O atual Colégio de Consultores, nomeado ainda pelo então Arcebispo Dom Anuar Battisti, é composto pelos padres Virgílio Cabral dos Santos (Vigário Geral), Dirceu Alves do Nascimento (Vigário Judicial), Milton Antônio Bossoni, Onildo Luiz Gorla Júnior, Pedro Jorge Delgado Bento e Sidney Fabril.

Na solenidade de posse, foi lido o decreto assinado pelo Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, da Santa Sé, que dá posse a Dom João Mamede.

O texto cita o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos número 244: “A Santa Sé pode providenciar ao governo da Diocese com a nomeação de um Administrador Apostólico. Embora lhe sejam concedidos todos os poderes do Bispo Diocesano, o regime da Diocese é o da sé vacante, cessando por isso os cargos do Vigário Geral e dos Vigários Episcopais, bem como a função dos Conselhos Presbiteral e Pastoral. O Administrador Apostólico pode, porém, confirmar em forma delegada o Vigário Geral e os Vigários Episcopais, até à tomada de posse da Diocese por parte do novo Bispo, mas não pode prorrogar as funções dos Conselhos, dado que as suas funções são desempenhadas pelo Colégio dos Consultores”.

Durante a primeira reunião de Dom João Mamede Filho com o Colégio de Consultores, o Administrador Apostólico decidiu manter o padre Virgílio Cabral dos Santos como Vigário Geral.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Dom Anuar Battisti e Dom João Mamede Filho.

Fopto: Divulgação | Dom João Mamede (c) e os membros do Colégio de Consultores.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.