Umuarama

Dom João Mamede será Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá

Com a oficlização da renúncia do Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, 66, neste dia 20 de novembro, o Papa Francisco designou Dom Frei João Mamede Filho, 68 anos, Bispo de Umuarama, como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá.

Dom Mamede assume o governo da Igreja particular de Maringá até que o Santo Padre nomeie oficialmente o novo Arcebispo para Maringá. Dom João Mamede disse que irá se esforçar para desempenhar a tarefa lhe incubida pelo Sumo Pontífice nas duas dioceses, sem se descuidar da saúde.

Para Umuarama não muda nada. O que altera é a rotina do bispo em deslocamentos periódicos a Maringá. Nesta sexta-fira (22), Dom João Mamede se apresentará e se reunirá naquela cidade com o Conselho de Presbíteros para se inteirar de seu trabalho interino na Arquidiocese.

Por hora, Maringá é considerada Sé Vacante ou Sede Vacante (do latim Trono vazio). De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana, Sé Vacante corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular está sem um bispo titular por tempo indeterminado.

Dom Anuar Battisti, que assumiu a Arquidiocese de Maringá no final de 2004, está com a saúde debilitada, o que justificou sua renúncia ao cargo episcopal. Aos 66 anos de idade, irá fazer tratamento e entrar para a galeria dos eméritos. É um dos maiores defensores da duplicação da Rodovia PR-323 no trecho de Paiçandu até Francisco Alves.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Anuar Battisti no dia 20 de novembro.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.