Umuarama

Estrada Pioneiro é a segunda a ser pavimentada em Umuarama

A Estrada Pioneiro – também chamada Estrada Velha para Lovat, é a próxima ser pavimentada em Umuarama. O trabalho começou com readequação e preparo da base, para posterior aplicação de capa asfáltica com tratamento superficial triplo (TST). Após a conclusão, a pista terá seis metros de largura com mais dois metros de grama de cada lado, totalizando 2,5 mil metros de extensão (da Rodovia PR-482 até a Estrada Juvenal).

Depois da pavimentação tradicional da Estrada Jaborandi, a Estrada Pioneiro terá um processo diferenciado. “Estamos usando o estabilizante de solo Dynabase, de fácil aplicação e que reduz o investimento para a preparação do solo. O processo já foi testado (em maio de 2018) em um trecho da Estrada Jacuí, próximo ao pátio de máquinas da Prefeitura, e o resultado foi muito bom. É um sistema que poderemos usar em outras vias”, informou o prefeito Celso Pozzobom.

O químico Emerson de Oliveira, da empresa contratada para o serviço, explica que cerca de 20 cm de solo recebem tratamento com o Dynabase, que tem efeito aglutinante e estabilizante, atuando diretamente nas partículas do solo, aumentando sua capacidade de suporte, reduzindo a expansão e dispensando o uso de brita, cimento ou outros tipos de agregados na estabilização da camada tratada.

“O funcionamento consiste em tornar perene a resistência dos solos, com a impermeabilização e cimentação das partículas. Tem a função de complementar a granulometria, estimulando a obstrução dos canais capilares e reduzindo o poder de sucção e percolação, com vantagens sobre o solo-cimento tradicional e um custo bem menor”, acrescentou. Oliveira estava acompanhado do engenheiro Tabatini Júnior e do sócio-proprietário Areonth Júnior.

Com a base concluída – a previsão é de 10 dias de trabalho – e um tempo de ‘cura’, a estrada poderá receber a capa asfáltica por TST, com 3 centímetros de espessura. Nesta parte, haverá participação dos proprietários rurais, que vão dividir custos estimados em R$ 280 mil. A expectativa é que até o mês de dezembro a estrada esteja concluída.

“O pessoal está animado com a obra e  já trouxe a documentação necessária para contratarmos o serviço junto ao Cindepar (Consórcio Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná), o que reduzirá significativamente o preço em comparação com o asfalto tradicional, com a mesma qualidade”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom.

Estarda Dias

Em breve mais uma estrada terá a pavimentação iniciada. O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, informou que no próximo dia 18, às 9h, haverá licitação para a Estrada Dias, entre o Condomínio Parque das Grevíleas e a antiga Fecularia Lorenz.

Serão mais 14.415,54 m² de asfalto, 16.818,13 m² de área gramada, galerias pluviais com extensão de 262,00 m, descida d’água em degraus, sarjeta de concreto (1.565,18m) e outros dispositivos com recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Governo Federal e contrapartida municipal.

(Assessoria)

 

Foto: Divulgação | Trecho tem 2.500 metros de extensão.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.