Cultura

Fanfarra de Umuarama venceu competição regional

Depois de brilhar no desfile de 7 de Setembro em Umuarama, a Fanfarra Municipal disputou sua primeira competição em 22 de setembro, em Mariluz. Competindo contra 17 agremiações de cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul, ela consagrou-se campeã através do juri popular (votação do público). A fanfarra apresentou três músicas e também foi avaliada pelas evoluções do corpo coreográfico.

Além disso, participou do sorteio de um kit de instrumentos musicais e também foi premiada. “Os 56 integrantes que levamos a Mariluz – além da equipe de apoio – voltaram muito contentes ainda mais por ser nossa primeira competição”, acrescentou a coordenadora Annie Cristiny Lopes Araújo de Lima. Anie lembra que o município forneceu as vestimentas e os instrumentos musicais para a composição da fanfarra, que ensaia aos sábados, a partir das 14h na sede da Guarda Mirim. Além disso, a Prefeitura paga o salário do instrutor.

Reativada em julho deste ano, através de um esforço conjunto entre a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram) e a Prefeitura, a Fanfarra Municipal de Umuarama Guarda Mirim vem se destacando na cidade e região. Com o objetivo de resgatar as tradições e os deveres cívicos, além de envolver os adolescentes em atividades importantes para o seu desenvolvimento, a fanfarra encontrou na GM o parceiro ideal para voltar às atividades.

Atuando a 45 anos em Umuarama, a instituição trabalha com adolescentes dos 14 aos 18 anos com o Programa Adolescente Aprendiz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Oferece ainda aulas de inglês, informática, reforço escolar em contraturno e oficina de culinária.

“A fanfarra é mais uma atividade que despertou grande interesse dos jovens. Temos 62 integrantes e até fila de espera, caso surjam novas vagas”, disse a coordenadora da Aram.

Fazem parte da equipe, ainda, o maestro Edilson Xavier, a baliza Geovanna Liro, o mor de comando Marcos de Abreu e a coreógrafa Raphaela Camilly Freitas. A agremiação tem também o apoio do Sesc/Umuarama e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Fanfarra de Umuarama foi reativada há 4 meses.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.