Umuarama

Estação Meteorológica no Aeroporto de Umuarama

Já está em fase de instalação a Estação Meteorológica de Superfície no Aeroporto de Umuarama. Esse é mais um passo importante para a conclusão das obras de ampliação e adequação necessárias para a operação comercial.

A Estação Meteorológica de Superfície, atualizada, vai fornecer as condições do tempo aos pilotos de aeronaves através de uma frequência, de forma automática. “Quando for iniciar a aproximação, o piloto vai sintonizar essa frequência e terá informações detalhadas sobre as condições de pouso em Umuarama, permitindo mais segurança para o procedimento”, explicou o secretário Douglas Bácaro (Indústria, Comércio e Turismo).

O piloto André Coladine, da comissão de administração do aeroporto, acrescentou que em seguida será feito o estudo da carta de aproximação para a elaboração do procedimento RNAV (navegação por área).  “Esses novos equipamentos auxiliarão o piloto sobre as condições meteorológicas e também para calibrar os procedimentos, no caso o altímetro”, observou.

A Estação Meteorológica foi liberada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), que recentemente liberou também o portal para checagem de passageiros com detector de metais e o equipamento de raio-x para bagagem de mão, já instalados na antessala de embarque.

Douglas Bácaro lembrou que a implantação desses equipamentos é um dos últimos passos para a conclusão das obras de ampliação e adequação do aeroporto. A mobília já foi adquirida e está prestes a ser entregue. A estrutura está em fase final de implantação. “Falta pouco para Umuarama ter a sua linha aérea. A parte do município está concluída, restando apenas a autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e eventuais ajustes que forem apontados nas últimas vistorias”, explicou o secretário.

Para a operação comercial de forma regular, o aeroporto foi praticamente reconstruído do ano passado para cá. O investimento é de R$ 7 milhões em obras que envolveram novos aterros, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, fechamento com tela e outras benfeitorias. “A liberação está na reta final e não depende mais da Prefeitura, apenas da Anac”, finalizou Bácaro.

(Assessoria)

Fotos: Divulgação | Equipamentos foram liberados pela Secretaria Nacional de Avião Civil. 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Jornal Milênio
Jornal Terceiro Milênio. Inconfundível. Desde 1997 comunicando e transmitindo informações. Umuarama - Paraná - Brasil.