Saúde

Governo vai dobrar investimentos em consórcios de saúde

O Governo do Estado vai dobrar em 2020 os investimentos de custeio para consórcios intermunicipais de saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde, o orçamento anual destinado para consórcios que atuam no Estado vai aumentar de R$ 30 milhões para R$ 60 milhões no ano próximo ano. Dos 32 consórcios existentes no Paraná, serão beneficiados os 22 que gerenciam a atenção ambulatorial especializada.

A estratégia da Secretaria da Saúde é entregar atenção ambulatorial especializada, ofertando no mesmo espaço consultas e exames específicos, atendimento com equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais.

O secretário Beto Preto destacou que o Paraná conta atualmente com 32 consórcios que gerenciam ações e serviços de saúde. Entre estes, 22 gerenciam atenção ambulatorial especializada, abrangendo 97% dos municípios do Estado, o que corresponde a 79% da população.

Consórcios

Os consórcios intermunicipais são iniciativas autônomas das prefeituras localizadas em determinadas regiões do Estado. Elas se associam para gerir e prover serviços à população. Os consórcios somam os recursos dos municípios integrantes ao montante estadual e conseguem agilizar os atendimentos especializados. Eles foram implantados no âmbito do SUS do Estado na década de 90 e ocupam papel de destaque na Política de Saúde do Paraná.

(Assessoria)

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.