Umuarama

Aeroporto de Umuarama recebeu equipamentos de segurança

O Aeroporto de Umuarama recebeu mais equipamentos em preparação para o início dos voos regulares que serão ofertados em breve pela Azul Linhas Aéreas. Técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) instalaram o portal para checagem de passageiros com detector de metais e raio-x de bagagem de mão, na antessala de embarque.

A implantação desses equipamentos é um dos últimos passos para a conclusão das obras de ampliação e adequação do aeroporto para a operação comercial. Está próxima a licitação para aquisição da mobília e da esteira de bagagem, que será instalada ao lado da sala de espera. A estrutura está em fase final de implantação.

“Falta pouco para completarmos as adequações necessárias para Umuarama finalmente ter a sua linha aérea regular, com voos para Curitiba através do avião ATR 72-600 da Azul. A parte que cabe ao município está praticamente concluída, restando apenas as avaliações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e eventuais adequações que forem apontadas”, explicou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro.

Como o processo de liberação do aeroporto está em andamento – inclusive a mudança de categoria para receber aeronave deste porte –, com adequações sendo realizadas conforme as exigências da Anac, não é possível estabelecer data para o início dos voos. “Trabalhamos com estimativas, mas a operação não depende apenas do município. O nosso aeroporto permaneceu cerca de 35 anos sem receber investimentos significativos”, apontou.

Foto: Divulgação | Equipamentos de segurança.

Investimento estrutural

Segundo o secretário, para receber os voos da Azul o aeródromo foi praticamente reconstruído do ano passado para cá. O investimento é de R$ 7 milhões em obras que envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, entre outras benfeitorias.

A obra tem recursos da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, cerca de R$ 1 milhão da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para equipamentos e aporte financeiro da Prefeitura. A modernização do aeroporto, que permitirá a inclusão do município na rota das grandes companhias aéreas, tem apoio do secretário Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), que auxiliou na conquista dos recursos junto ao governo do Estado, durante seu mandato como deputado estadual, e do ex-deputado Fernando Scanavaca.

(Assessoria)

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.