Saúde

Testes rápidos de saúde para os artistas do Circo dos Sonhos

Depois de uma sessão especial na manhã de sexta-feira (23), funcionários e artistas do Circo dos Sonhos instalado em Umuarama tiveram uma atividade diferente, voltada à saúde. O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde ofereceu testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de um bate papo com orientações sobre formas de contágio das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e saúde preventiva.

A conversa foi com a psicóloga Lucinéia Ceolin. A equipe do ambulatório, sob a coordenação da assistente social Maria de Lourdes Gianini, conscientizou os artistas sobre cuidados que precisam ser tomados para evitar o contato com essas doenças, bem como a importância de saber se alguém está infectado – para evitar a transmissão – e os resultados positivos do tratamento, que garantem uma boa qualidade de vida quando iniciado de forma precoce.

“O importante é saber, por isso o teste rápido serve para identificar se alguém está infectado. Caso o resultado seja positivo para alguma dessas doenças, a pessoa é orientada e realizará outros exames em laboratórios de referência para confirmar ou descartar o caso, e também definir o melhor tipo de tratamento”, apontou Maria de Lourdes.

Os artistas circenses levam uma vida nômade, viajando por todo o país, e têm contato com muitas pessoas, com públicos de todos os grupos sociais. “Por isso, é fundamental conhecer as formas de contágio das doenças e minimizar os riscos. Hoje sabemos que até através do esmalte é possível contrair uma hepatite”, acrescentou a coordenadora.

Em alusão ao Agosto Azul – mês dedicado à saúde do homem – o Ambulatório de Infectologia realizou testes rápidos e conscientização em vários locais e ocasiões. A equipe esteve na 7ª Subdivisão Policial visando a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre os detentos. Visitou ainda o 25º Batalhão de Polícia Militar.  Também atuaram em parceria com Sesc/Umuarama, realizando testagem rápida, exames de colesterol e glicemia, para a população em geral.

As ações do ambulatório iniciaram no dia 7, com testes rápidos para pessoas acompanhadas pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) para tratamento de dependência química (álcool e outras drogas), no SESC/Umuarama.

(Assessoria)

 

 

Foto: Divulgação | A equipe atendeu artistas circenses.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.