Umuarama

Planejamento do Censo Demográfico em Umuarama

Representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se reúnem nesta quarta-feira (21) com autoridades políticas de Umuarama. O encontro está agendado para começar às 15 horas na Prefeitura. Na pauta, assuntos relacionados ao ao planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020.

Da reunião participam o Chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, o Coordenador Operacional do Censo, Elias Guilherme Ricardo, o Chefe do Órgão Regional em Umuarama, Sebastião Aparecido de Azevedo e equipe, além do prefeito Celso Pozzobom e secretários municipais. Os presidentes da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), Marcio Marcolino e da AMP, Darlan Scalco, também deverão marcar presença.

O Censo será realizado a partir de 1º de agosto de 2020. E, para ser viabilizado, precisará do apoio dos prefeitos na cessão de espaços físicos e de mobiliários para os postos de coletas e a sede das subáreas, em quase todos os municípios do Paraná.

Essas reuniões estão ocorrendo em todas as regiões do Estado, para confirmar a data e esclarecer eventuais dúvidas aos agentes políticos e a sociedade (processo seletivo, equipe, locais de treinamento, postos de coletas, trabalho em campo, etapas, qualidade dos dados coletados). O recenseamento é considerado muito importante para o planejamento público e privado da próxima década.

Os agentes do órgão de pesquisa esclarecem que os dados do Censo Demográfico servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse detalhe interessa e muito aos administradores municipais, que dependem de recursos financeiros para executar as obras e programas da gestão.

Os técnicos do IBGE relatam que fazer um Censo Demográfico em um país como o Brasil é uma operação complexa: significa percorrer cerca de 8 milhões de km2, visitar 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios. O Paraná, por exemplo, é o 6º estado brasileiro em população e o 15º em extensão territorial. É um momento único para reunir informações sociodemográficas na esfera municipal.

Mas nesse processo de coleta de dados da população, o recurso da tecnologia será um forte aliado das equipes. Um satélite irá auxiliar na transmissão de dados, inclusive em tempo real.

(Editoria Milênio)

Foto: Milênio | Sinval Dias do Santos, Chefe do IBGE/PR.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.