Região

Fogo consome extensa área de vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande

Nos últimos  dias, equipes de bombeiros, brigadistas e voluntários estão tentando combater linhas de fogo que atingiram áreas do Parque Nacional de Ilha Grande, um paraíso ecológico de 76 mil hectares, no Rio Paraná. Até um helicóptero está sendo utilizado na operação. A origem do incêndio é desconhecida.

Segundo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada – NGI/ICMBio Rio Paraná, Erick Caldas Xavier, todos os esforços se concentraram nas duas frentes de incêndio da Ilha Grande e foram alvo de combate direto. A frente Norte venceu com sucesso as chamas na várzea continental, na altura do Córrego Guarani, e na ponta Norte da Ilha (ambos os locais em Alto Paraíso), foi iniciado ao monitoramento, o qual se estenderá por tempo indeterminado.

Foto: Milênio | Vegetação seca e o vento alimentam om fogo.

A frente Sul, além do combate, foi feito o reconhecimento do aceiro da Lagoa Saraiva, onde está se preparando para conter o fogo que avança em direção à porção Sul do Parque Nacional. O fogo começou no dia 12 na Praia do Paracaí (São Jorge do Patrocínio) e na Lagoa Jatobá (Altônia), se alastrando pelo Parque Nacional de Ilha Grande, ao longo da madrugada do dia 13 a uma velocidade de 4,16 km/h, consumindo 30 mil hectares em apenas 12 horas, conforme categorias de velocidade de propagação de incêndios florestais, atingiu nível considerado extremo.

Animais que conseguiram refugiar em local mais seguro estão sendo resgatados pelas equipes. Entre eles estão cervos e antas.

Foto: Milênio | Helicóptero é usado no combate ao fogo.

A ação está sendo realizada diretamente por uma equipe composta por 65 pessoas, num esforço conjunto envolvendo o ICMBio (órgão gestor da unidade), Corpo de Bombeiros do Paraná, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, CORIPA e Prefeituras de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso.

“Nas próximas horas, bombeiros do Mato Grosso do Sul também irão compor com a equipe em área num esforço pelo canal Sul Mato-Grossense do Parque Nacional. O monitoramento está sendo realizado constantemente pela brigada em mirantes naturais, com uso de Drone Quadricóptero e com helicóptero da Polícia Militar do Paraná”, informou Érik Xavier.

O prefeito de São Jorge do Patrocínio e também presidente do CORIPA, José Carlos Baraldi, diz que está à disposição do ICMBio e toda equipe de apoio, contribuindo com o trator, o implemento roçadeira e ainda com a alimentação dos brigadistas e servidores que os municípios partes deste Consórcio disponibilizaram para o desenvolvimento do trabalho.
(Assessoria)

Foto: Milênio | Linha de fogo em Ilha Grande.

Foto: Milênio | Cervos fugindo do fogo.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.