Região

Cafezal do Sul executa programa de microbacias hidrográficas

O Programa Microbacias Hidrográficas, do Governo do Estado, está sendo desenvolvido em Cafezal do Sul em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Promove ações de gestão dos solos e da água em projetos que aliam a preservação ambiental com a produção agropecuária. As ações de trabalho são divididas entre a Seab e o Município.

À Secretaria, cabe repassar ao município os recursos, normas e instruções técnico-operacionais para a execução e monitorar e fiscalizar os serviços do convênio. Já a prefeitura é responsável por executar o projeto de acordo com o plano de trabalho e disponibilizar estrutura técnica e operacional para execução das ações, além de outras obrigações previstas no convênio.

Foto: Divulgação | Práticas de conservação de solo em propriedades.

Entre as ações estão isolamento e implantação de matas ciliares em nascentes, diminuição da contaminação do lençol freático e melhoramento da qualidade do solo com adubação e contenção de focos erosivos em propriedades.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura de Cafezal do Sul, Hideki Inoue, o programa atenderá nesta etapa a Bacia do Ribeirão Santo André, com 58 produtores. Destes, 26 serão beneficiados com construção de 9.140 metros de cercas. Já as 49 toneladas de adubo (super fosfato simples) serão distribuídas a 49 produtores. Também serão executadas 592 horas/máquina em serviços de curvas de nível em 46 propriedades.

Foto: Divulgação | Carga de adubo para divisão entre 49 produtores. 

O carregamento de adubo, palanques e arames para construção de cercas já foram disponibilizados no município. Enquanto isso, máquinas atuam no campo em serviços de contenção de erosão. O prefeito Juninho Kazuo se reuniu com os técnicos e produtores beneficiados e acompanha de perto a execução do programa.

(Da Redação)

Foto: Divulgação | Carga de palanques para cercas.

Foto: Divulgação | Prefeito Juninho Kazuo e equipe.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.