Veículos

Alerta e mais segurança no trânsito de Umuarama

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) implantará dez unidades de equipamento educativo de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas. Também, radares estáticos móveis de fiscalização.

Os equipamentos ocuparão estrutura semelhante a um semáforo em pontos de saída da cidade e não emitirão notificações. “A finalidade é alertar o motorista sobre a velocidade que ele está praticando e, desta forma, motivá-lo a mudar de comportamento antes que provoque acidente”, apontou a diretora da Umutrans, Dianês Maria Pifer. O equipamento já foi licitado pelo município.

As unidades serão instaladas em hastes de semáforo (sobre a pista) nas avenidas Tiradentes (sentido viaduto), Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (sentido PR-323 e sentido centro), Ivo Shizuo Sooma (sentido Sonho Meu), Pedromiro José Fernandes (Jabuticabeiras, sentido centro), Portugal (sentido centro), Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sentido PR-323) e Av. Paraná (Lago Aratimbó) e nas ruas Ministro Oliveira Salazar e Doutor Camargo (centro).

Vai alertar o motorista com a palavra ‘perigo’ em vermelho, quando ele exceder o limite de velocidade da via pública, emitir ‘alerta’ em amarelo quando estiver próximo do limite e ‘parabéns’ em verde para quem trafegar abaixo da velocidade estabelecida para o referido trecho. O equipamento é dotado de câmeras integradas à Secretaria de Estado da Segurança Pública para emitir alertas à Guarda Municipal e Polícia Militar quando flagrar – por meio de leitor de placas OCR – a passagem de veículos com registro de furto ou roubo.

Outra medida a ser implantada nos próximos meses é a fiscalização com radar, para conter o excesso de velocidade. Dois aparelhos serão alugados pela Umutrans para fiscalização em vias de grande movimento que registram alto índice de acidentes. A licitação ocorreu nesta quarta-feira, 3, e a empresa vencedora apresentou o equipamento – conforme exigência do edital – a inspetores e guardas municipais na parte da tarde, na Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sem registro de notificações).

Em todo ano de 2018, 5 pessoas morreram no trânsito da cidade. Entre janeiro e março deste ano 7 pessoas perderam a vida vítimas de acidentes urbanos. Os números são considerados alarmantes e as medidas adotadas tentam baixas esse índice.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Modelo de equipamento em demonstração.

 

Foto: Divulgação | Aparelho alerta motorista sobre excesso de velocidade na via.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.