Umuarama

Sistema Fila Única libera 116 novas vagas em creches

Os pais ou responsáveis por crianças qualificadas pelo Sistema Fila Única para matrícula nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Prefeitura, para validar os dados e retirar a ficha de encaminhamento às unidades. O chamamento foi feito pelo Edital de Convocação 06/2019, publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do município e nas redes sociais da Prefeitura, onde os nomes podem ser conferidos.

A secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima, lembra que os pais devem comparecer munidos dos documentos originais utilizados na inscrição. A convocação contempla 71 candidatos em primeira chamada e 45 pela segunda vez. Eles ocuparão 116 vagas abertas com desistências, desclassificações ou por pais que abdicaram da oportunidade e voltaram para a fila de espera, conforme prevê a Lei 4.271/2018 e o Decreto 258/2018, que regulamentam o Fila Única.

Para retirar a guia de encaminhamento de matrícula, o responsável deve se apresentar à Secretaria da Educação portando documento de identificação com foto e todos os documentos utilizados no cadastramento. Para as vagas no Berçário, Maternal I e II e Jardim, a data de confirmação é 31/01, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A Secretaria Municipal de Educação fica na Avenida Rio Branco, 3717, Centro Cívico, no Paço Municipal.

Conforme o edital, quem não comparecer no dia e horário determinados perderá a vaga. As informações declaradas no cadastramento são de responsabilidade dos pais ou responsáveis e, caso sejam falsas, eles responderão à legislação. “Serão nulas, sem qualquer responsabilidade para a unidade escolar e Secretaria de Educação, as inscrições no Fila Única e/ou matrículas efetuadas com documentos falsos ou adulterados, na rede municipal, ficando o responsável sujeito às penas previstas em Lei”, atesta o edital.

“Caso a vaga disponível não atenda às necessidades da família, o responsável pela criança poderá desistir dela, sem prejuízo de sua colocação na ordem cadastral, que se manterá inalterada até que a próxima vaga seja do seu interesse. Essa decisão deve ser comunicada formalmente e o pai vai assinar um terno de desistência. Caso ele não compareça à Secretaria de Educação no prazo, seu cadastro será excluído. Para voltar à lista, um novo cadastro deverá ser feito”, alertou a secretária Mauriza Lima.

(Assessoria)

Foto: Ilustração | Pais convocados devem comparecer na prefeitura.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.