Região

Cianorte renovou contrato com a Sanepar por mais 30 anos

A Sanepar renovou por mais 30 anos o contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgoto sanitário com o município de Cianorte (80 mil habitantes). O documento foi assinado dia dia 29 de dezembro no Palácio Iguaçu, com a presença do prefeito Claudemir Bongiorno.

A renovação prevê obras de ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água, conforme o Plano de Saneamento Básico de cada município. De acordo com o presidente da Sanepar, Sergio Veronese, isso representa um avanço para a Sanepar. “A empresa hoje presta serviços em 346 municípios no Paraná. Renovamos mais esses contratos, que se refletirão na qualidade de vida das pessoas”, disse ele. Arapoti, Floresta, Santa Amélia e Santa Tereza do Oeste também renovaram com a empresa.

Segundo Veronese, os contratos foram apresentados em audiências públicas e passaram por aprovação nas Câmaras de Vereadores. O contrato estabelece repasse mensal de um percentual do faturamento da Sanepar no município para o Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental. Os recursos serão geridos por um conselho municipal. As prefeituras terão desconto de 50% no valor da conta de água dos prédios públicos.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, disse que hoje cerca de 58% da população da cidade tem tratamento de esgoto, a previsão é que esse número chegue a 80% nos próximos anos. Ele explicou que está prevista a mudança na captação da água de um rio que para outro. Hoje a captação é feita no Rio Corujinha, que não tem mais potencial para abastecer a população. Com a mudança, a captação passará a ser feita no Rio Ligeiro. “O investimento, de mais de R$ 43 milhões, inclui obras para ampliar o tratamento de esgoto“, informou. A previsão é chegar a cerca de 80% até 2020.

Presenças

Da reunião, além da governadora Cida Borghetti e dos prefeitos dos municípios, participaram diretores da Sanepar. Mario Celso (Comercial), Paulo Dedavi Operações), Eduardo Tesseroli (Jurídico) e Jaques Schinemann (Relações com Investidores).

(Da Redação)

Foto: Divulgação | Cida Borghetti, diretores da Sanepar e  Claudemir Bongiorno.

 

Foto: Divulgação | Contrato assinado por mais três décadas.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.