Umuarama

Aberto novo acesso Umuarama – PR-323

A região central de Umuarama já tem um novo acesso pela Rodovia PR-323, via Jardim Espanha. O trecho estruturado do prolongamento da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Morais foi aberto e liberado ao tráfego no dia 5 de dezembro. A construção de uma ponte sobre o Ribeirão Pinhalzinho foi foi fundamental para a realização de mais essa obra de mobilidade urbana.

A obra facilitará o deslocamento emergencial do Samu e do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências na Rodovia PR-323, uma das mais perigosas do Estado, e também aproximará o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho do centro da cidade.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que o projeto inclui trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida, 97 placas e ampla sinalização de faixas de pedestre, preferenciais e divisórias das pistas visando o controle, advertência, orientação e informação aos usuários. A Diretoria de Trânsito (Umutrans) implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo de Moraes com a Parigot de Souza e reforçou a sinalização.

A extensão da avenida recebeu asfalto, calçamento, grama, iluminação com lâmpadas de LED, drenagem pluvial e uma ponte bem larga, com espaço seguro para o trânsito de veículos, ciclistas e pedestres. A Prefeitura iniciou o serviço com a construção da ponte, que custou R$ 1,2 milhão. Depois foram construídos os aterros, galerias pluviais, iluminação, calçadas, gramado e o asfalto, ao custo de R$ 1 milhão 119 mil – tudo com recursos próprios.

O canteiro central e as calçadas receberam grama esmeralda, enquanto as encostas foram reforçadas com grama mato-grosso, que ajuda a segurar a terra e evitar a erosão. Cerca de 70 mudas de ipês também foram plantadas nas laterais do novo acesso.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que em 23 meses, a administração municipal já construiu três pontes nesta região da cidade – as outras duas são no Jardim Petrópolis e no Parque Laranjeiras – “eliminando de vez um problema que ameaçava a segurança dos moradores e usuários que transitam por aqui”.

Participaram da inauguração vereadores, o presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Orlando Santos, o presidente da Sociedade Rural (SRU), Milton Gaiari, empresários e a comunidade local.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | Prefeito Celso Pozzobom destacou investimentos na região.

 

Foto: Divulgação | Ato da inauguração.
Foto: Divulgação | O novo acesso a PR-323, via Jardim Espanha.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.