Umuarama

Obras no aeroporto entram na fase de recape da pista

As obras de melhorias no Aeroporto Orlando de Carvalho de Umuarama chegaram à pista de pousos e decolagens de aeronaves. A fase é de recapeamento com uma grossa camada asfáltica. O cronograma foi prejudicado pelas chuvas, mas a previsão que esta etapa seja concluída em poucos dias.

O projeto envolve ampliação da pista, reperfilamento e correção de trechos deteriorados, alargamento das faixas laterais e ampliação da área de manobra das aeronaves, além de relocação da bomba de combustível e construção de via para acesso rápido do caminhão de combate a incêndios.

Apenas na pista – 30m x 1.400m – a empresa responsável pelo serviço deve aplicar 5.500 toneladas de massa asfáltica usinada a quente (CBUQ). “Serão utilizados 2.100 metros cúbicos, um volume bem significativo, sem contar o material que será utilizado na ampliação do pátio de manobras e no acesso ao novo local de abastecimento das aeronaves. Serão 6 cm a mais de asfalto, além dos reforços estruturais”, comentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Mais obras

Outra etapa de obras no aeroporto compreende a reforma e ampliação da Estação de Embarque e Desembarque de Passageiros, implantação de esteira para bagagem, construção do Sescinc (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), aquisição de móveis e equipamentos a serem instalados na estação, implantação da EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e por fim a elaboração dos planos, programas e recursos humanos para operação.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que houve dificuldades para o início das obras, “mas agora o serviço ganhou ritmo e podemos ver as mudanças que estão em execução no aeroporto”, disse. Ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, o prefeito afirma que a ampliação do aeroporto e a consolidação da linha aérea conectando Umuarama ao restante do país é um passo muito importante para a economia local e regional. “Umuarama entra no mapa do desenvolvimento. A linha aérea permite a investidores, empresários e empreendedores conhecer o nosso enorme potencial”, defendeu.

Além disso, um aeroporto moderno ajuda – na visão do prefeito – “a desenvolver o turismo, os negócios, o setor educacional e tantas outras possibilidades que se abrem, sem falar na facilidade de deslocamento da população para grandes centros”, completou. A obra inclui, ainda, cerca operacional em todo o perímetro e melhorias nos acessos. Após a reforma e adequação estrutural será iniciado o processo de certificação, que demandará uma série de planos e programas a serem elaborados e certificados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

(Assessoria)

Fotos: Divulgação | Obras de recape da pista do Aeroporto de Umuarama.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.