Umuarama

Rotarianos recolhem lixo da propaganda irregular

O Rotary Club Umuarama despertar em conjunto com o Rotaract Club atuará na limpeza provocada por ‘despejo’ de santinhos de propaganda eleitoral no domingo de eleições. Segundo os organizadores, a ação ocorrerá em alguns colégios da cidade, designados como pontos de votação.

Os rotarianos munidos de vassouras e sacos de coleta de lixo vão recolher a papelada deixada nestes locais por cabos eleitorais durante a madrugada. Eles (os cabos) acreditam que eleitores indecisos escolhem seus candidatos em meio à panfletagem de final de campanha espalhada pelas vias públicas e nas calçadas dos estabelecimentos.

Os organizadores convidam os interessados a se juntarem aos rotarianos nessa ação e devolver um espaço limpo aos alunos que vão retornar às aulas na segunda-feira, pós-eleição do primeiro turno. É uma lição de cidadania aplicada aos desordeiros.

O procedimento é ilegal. A Justiça Eleitoral considera essa propaganda como crime, configurada como uma versão disfarçada de ‘boca de urna’. Mas raramente algum candidato é punido por essa prática.

De acordo com a Justiça Eleitoral, neste ano os dois maiores locais de concentração de eleitores são o Colégio Estadual Bento Mossurunga e a Unipar-Campus Sede, com mais de 5 mil inscritos cada um.

Foto: Divulgação | Lixo de propaganda eleitoral irregular espalhado no dia de eleição.

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.