Umuarama

Galho de árvore caiu sobre veículo em Umuarama

(Editoria)

Um galho de árvore se quebrou com a ação do vento, derrubou um portal de iluminação decorativa de Natal e atingiu um veículo Ford Fusion, que transitava pela Avenida Paraná, em Umuarama. O fato foi registrado pela Guarda Municipal às 14h10 de sábado (6), próximo a Delegacia da Receita Estadual. O motorista que estava sozinho e manobrava para estacionar, não ficou ferido na ocorrência.

A Defesa Civil foi acionada para remoção do galho e do suporte metálico, para liberação completa da via pública. Houve danos materiais de proporções pequenas e o proprietário do veículo foi orientado a tomar as providências previstas em lei.

A manutenção da arborização urbana é de responsabilidade da Prefeitura. Já os 350 portais metálicos para suporte da decoração naltalina geralmente são retirados por empresa contratada pela Associação Comercial no final da primeira quinzena de janeiro.

Em Maringá, na Avenida Colombo, uma árvore caiu sobre um veículo em movimento no final da tarde de sábado, durante uma chuva. Houve afundamento parcial do teto do automóvel, mas os ocupantes sofreram escoriações leves.

Em Londrina, no dia 18 de dezembro, um galho de árvore caiu sobre dois fiscais da Zona Azul, que trabalhavam na Avenida Rio de Janeiro. Ellen Cristina de Oliveira, 24 anos, morreu no dia seguinte no hospital. O outro teve o rosto ferido no incidente e se recuperou.

Árvores da espécie Sibipiruna cultivadas na zona urbana carecem de manutenção. Muitas delas são antigas, com as copas muito altas, prejudicando o sistema de fiação elétrica e de telefonia. Outras apresentam raízes danificando as calçadas. Em outros casos, os galhos se quebram facilmente com a ação dos ventos. E ainda tem aquelas com o caule ocos, provocando alto risco de queda a qualquer momento.

De acordo com estatísticas da Secretaria  do Meio Ambiente, Umuarama possui cerca de 100 mil árvores plantadas na zona urbana. Grande parte, as Sibipirunas, com idade superior a 40 anos.

Foto: Divulgação GMU | Galho de grande porte caído sobre o veículo na Avenida Paraná.
Foto: GMU | A Guarda Municipal atendeu à ocorrência.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.