Umuarama

Começa a remoção de areia do Lago Aratimbó

Três mil cargas de areia e detritos deverão ser retirados do lago

(Assessoria)

Uma empresa contratada pela Prefeitura de Umuarama iniciou esta semana as obras de desassoreamento do Lago Aratimbó, que está com 30% de sua área total comprometida com areia. A previsão do prefeito Celso Pozzobom é que o trabalho seja realizado sem interrupção até a sua conclusão.

A contratação de horas-máquina de escavadeira hidráulica foi realizada após licitação em maio deste ano, porém uma série de problemas fez com que o serviço fosse protelado. “Inicialmente, tivemos dificuldade para utilizar caminhões da Prefeitura no transporte da terra e resíduos que serão tirados do lago. Após licitarmos a contratação de caminhões de terceiros, a empresa informou que a máquina teve problemas mecânicos. Por fim, houve demora na liberação de um operador”, lembrou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A escavadeira chegou ao Lago Aratimbó há mais de uma semana e nesta segunda (4) finalmente o trabalho foi iniciado. “Porém, não é possível fazer previsão de quanto tempo será necessário para remover toda a terra, areia e detritos que se acumularam no leito do lago. O andamento do serviço vai depender de vários fatores, inclusive o clima. Se chover forte, o trabalho será prejudicado”, acrescentou o secretário.

No dia 31 de novembro, a Secretaria de Obras emitiu notificação judicial para a empresa iniciar a limpeza do lago imediatamente, com prazo de 24h para resposta. Nesta segunda-feira, caso não fosse apresentada uma solução, Isamu Oshima pediria o cancelamento do contrato. O secretário informou que o município contratou 500 horas/máquina de escavadeira hidráulica ao custo de R$ 75 mil. Em outro processo licitatório – que fechou em R$ 324 mil – foram adquiridas 3 mil viagens de caminhão para o transporte dos resíduos.

“É importante destacar que essas contratações não são exclusivas para a limpeza do lago. Além deste serviço, as horas de escavadeira hidráulica e viagens de caminhões também serão usados na limpeza de tanques pulmão (grandes reservatórios nos finais das redes de galerias pluviais, que retém água e areia levada pela enxurrada) e serviços de aterros, pontes e melhorias em estradas rurais”, completou o secretário.

Fotos: Divulgação | Prefeito Celso Pozzobom acompanhou início das obras no Lago Aratimbó.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.