Umuarama

Pesquisa sobre a qualidade da água em rios urbanos de Umuarama

A mestranda em Sustentabilidade, Creir da Silva, defendeu no dia 30 de julho sua dissertação intitulada “Análise ambiental de corpos hídricos de Umuarama (Brasil) e Região Metropolitana do Porto (Portugal) como parte de um indicador de qualidade socioambiental urbana”.

O trabalho, pioneiro na região do Arenito Caiuá, identificou pontos com baixa qualidade ambiental no Rio Piava e no Córrego Pinhalzinho, ambos na malha urbana de Umuarama. O primeiro corpo d’água possui Plano de Manejo, ao contrário do segundo, que ainda não dispõe de documento para sua preservação e uso e ocupação do solo.

Na Área Metropolitana do Porto (AMP) observou-se que os rios Ave e Leça estão em situação semelhante aos rios de Umuarama, com grande pressão urbana e elevada densidade populacional. Já o Rio Douro, que nasce na Espanha, atravessa Portugal no sentido leste-oeste e deságua no Oceano após passar por Porto e Vila de Gaia, encontra-se com boa qualidade de água. Isso mostra que passar por cidades não é condição para a má qualidade das águas e que o correto gerenciamento é fundamental. Em Portugal, todas as bacias hidrográficas têm planos de manejo, que são atualizados a cada quatro anos.

Apesar do mencionado, percebeu-se que há esforços dos países, Brasil e Portugal, refletidos em ações municipais, para atingimento das metas dos ODS. É imprescindível que os gestores municipais e regionais tenham a clara visão de que a qualidade da água interfere na qualidade de vida da população e preservação de espécies.

Bancada

A banca avaliadora foi composta pela professora Dra. Leilane Schwind (UNINGÁ), professor Dr. Filipe Andrich (UEM/IFPR), a co-orientadora do trabalho Dra. Stella Alonso Rocha (IFPR) e a orientadora Dra. Máriam Trierveiler Pereira (IFPR).

(Assessoria)

Divulgação| Equipe da banca avaliadora.

 

Foto: Divulgação | Professores e equipe de análise.

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.