Umuarama

Recolhidas 14 toneladas de lixo eletrônico em Umuarama

A campanha E-Lixo promovida todos os anos pelo Sescap/PR, com apoio de outras entidades recolheu 14 toneladas de lixo eletrônicos em Umuarama. Com a evolução da tecnologia, grande quantidade de aparelhos foram descartados, mas alguns ainda poderão ser reaproveitados e destinados.

O curso de Sistemas de Informação da Unipar Umuarama foi parceiro no projeto. A iniciativa tem como objetivo arrecadar lixo eletrônico para evitar que sejam descartados em locais indevidos. Com o apoio também da Prefeitura, Instituto Federal do Paraná, Alfa e empresas, a campanha novamente foi um sucesso, arrecadando em torno de 14 toneladas.

A coleta aconteceu no Pavilhão da Feira do Produtor . Lá, todo material recebido passou por triagem feita pelos estudantes da Unipar e IFPR, que verificaram peças e aparelhos que poderiam ser reaproveitados. Depois de consertados, serão doados a entidades assistenciais. O restante foi destinado a Cooperuma (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama), que fica no aterro sanitário municipal.

O coordenador do curso, professor Elyssandro Píffer, afirma que o projeto é de extrema relevância, despertando a consciência ambiental tanto dos alunos quanto da população. “É uma oportunidade de entender a importância do descarte correto dos materiais eletrônicos, evitando causar danos ao meio ambiente”, ressalta, enfatizando que a campanha também propicia aos alunos praticar as teorias do curso e se integrar com a comunidade e os estudantes do IFPR e Alfa.

O acadêmico Halef Augusto de Almeida, do 3º ano, conta que a experiência de participar da campanha foi sensacional. “É muito gratificante saber que a população foi até nós para entregar o lixo eletrônico e com isso não descartar de maneira incorreta, dando-nos ainda a oportunidade de recuperar muitos dos equipamentos, que depois serão doados para quem precisa”. Colega de classe, Hedon Nathan Stralhoti considera que a preservação do meio ambiente é o fator mais importante da campanha. “É muito bom poder ajudar a cuidar do meio ambiente, não apenas para nosso benefício, mas também para os animais e a vegetação”.

(Assessoria)

Foto: Milênio | A campanha recolheu cerca de 14 toneladas de eletrônicos.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.