Umuarama

Morreu Walter Zanotto Lopes, o primeiro prefeito nomeado de Umuarama

O cartorário Walter Zanotto Lopes, 87 anos de idade, faleceu no final da manhã de sexta-feira (7), vítima de infarto. Ele estava em visita à casa de uma de suas filhas na cidade de Primavera de Lestes (MT), quando passou mal. Foi atendido por uma enfermeira que o acompanhava, mas não resistiu.

O corpo do primeiro prefeito nomeado do município será trasladado para Umuarama, de avião. A chegada no Aeroporto Regional de Umuarama está prevista para o horário entre 10 e 11 horas deste sábado (8). De acordo com o filho Edmilson, o velório será realizado na Câmara de Vereadores de Perobal, onde Walter Zanotto viveu seus últimos anos exercendo seu oficio de cartorário. “Essa é a vontade expressa dele, e vamos atender”, justificou. O sepultamento ocorrerá no final da tarde.

Conforme Edmilson, o pai já sofria de problemas cardíacos, mas no momento se apresentava bem de saúde. “Falei com ele por telefone um dia antes e estava tudo normal”, observou. “Walter Zanotto estava na cidade matogrossense a passeio havia 15 dias, relatou.

Walter Zanotto foi primeiro prefeito de Umuarama, nomeado ainda muito jovem pelo então governador Moysés Lupion, e administrou a cidade entre 1960 e 1961, até a primeira eleição (em 8 de outubro de 1961), logo após Umuarama ter sido emancipada de Cruzeiro do Oeste. O eleito foi Hênio Romagnolli.

Nascido em Botucatu (SP), foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Umuarama em abril de 1981, pelo então prefeito Jorge Vieira. O título foi aprovado pelo Legislativo em reconhecimento “pelos relevantes serviços prestados ao Município, como primeiro prefeito municipal”.

O pioneiro deixa viúva Dagmar de Held; órfãos os filhos Elizabete, Eliane, Ericka e Edmilson, além de netos e bisnetos.

Personagem da História de Umuarama

“Personagem importante nos primeiros passos da Capital da Amizade, e atualmente residindo em Perobal, Walter Zanotto viu a cidade crescer e se desenvolver e ficará lembrado na história como primeiro ocupante da Prefeitura. Partiu no mês em que Umuarama completa o seu 64º aniversário de fundação. Receba o nosso reconhecimento e gratidão e que Deus console os familiares e amigos em luto por esta grande perda”, descreve o prefeito Celso Pozzobom.

O município está de Luto Oficial pelo falecimento do ex-vice-prefeito José Matos Rocha (2001-2004) e Walter Zanotto Lopes,prefeito entre 1960 e 1961), ocorridos no mesmo dia.

Da esquerda para a direita: Miro – Waldemir Zanotto Lopes (irmão de Walter Zanotto Lopes), Hênio Romagnolli, Walter Zanoto Lopes, Luizinho Fukushima, Washington (sem identificação) e Lúcio Pipino.

 

 

Deixe uma Resposta