Umuarama

Prefeitura de Umuarana não recolhe animais mortos

Se o seu animalzinho ou animalzão de estimação morrer, não chame a equipe da Prefeitura de Umuarama. O próprio dono deverá fazer o funeral e sepultar os bichos em locais adequados.

A Diretoria de Meio Ambiente informa que, em atendimento à Lei Estadual 13.331/2001 e ao Decreto 5.711/2002, não vai mais atender pedidos para recolher e enterrar animais mortos. Conforme a legislação em vigor, o local e os procedimentos para enterro de animal morto são de responsabilidade do proprietário ou de serviço especializado.

O diretor Matheus Michelan Batista reforça que o aterro sanitário município não é uma opção. “O aterro não é o local apropriado, por isso não pode receber carcaças de animais mortos. Existem opções, mas é importante o dono saber que é ele quem tem de dar a destinação ao corpo do seu bicho de estimação e mesmo de animais de grande porte, como equinos e bovinos criados próximo da área urbana”, apontou.

O local fica a critério do proprietário, desde que em área de sua responsabilidade. Outra opção é procurar uma clínica veterinária, que contratará uma empresa de coleta de resíduos para encaminhar o corpo – com custos para o dono do animal. Existe ainda a possibilidade do enterro em cemitérios de animais, o que por enquanto não está disponível em Umuarama.

Matheus Batista alerta: “Jamais jogue o bicho morto no aterro sanitário, em rios ou terrenos vazios. Além de ser uma atitude reprovável, um desrespeito com o animal, o dono pode ocasionar um problema de saúde pública. Muitos animais morrem com doenças que podem ser transmitidas ao homem”, completa o diretor.

(Assessoria)

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.