Veículos

Umutrans instala sinais de alertas para motoristas

A Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans) está implantando 10 equipamentos educativos de fiscalização eletrônica de velocidade. Em breve será iniciada a fiscalização por radar estático e móvel, com emissão de multas aos infratores.

Os sinais ocupam estrutura semelhante a um semáforo na região central, em vias de grande movimento – com histórico de excesso de velocidade – e também em pontos de saída da cidade. O equipamento monitora o trânsito, porém não emite notificações.

A finalidade é educar o motorista, alertando-o sobre a velocidade praticada. Motivar os mais apressados a mudar de comportamento antes que provoquem acidentes,  justifica a diretora da Umutrans, Dianês Maria Pifer.

Foto: Milênio | Sinais vão alertar motoristas sobre velolcidade.

Sinais de alerta

Os sinaleiros de alerta vão operar nas avenidas Tiradentes (sentido viaduto), dois na Ângelo Moreira da Fonseca (sentido PR-323 e sentido centro), Ivo Shizuo Sooma (sentido Sonho Meu), Pedromiro José Fernandes (Parque Jabuticabeiras sentido centro), Portugal (sentido centro), Ariovaldo Rodrigues de Moraes (sentido PR-323), Paraná (Lago Aratimbó) e nas esquinas das ruas Ministro Oliveira Salazar com José Honório Ramos e Doutor Camargo com Flórida.

O indicador de velocidade alerta os motoristas com a palavra ‘perigo’ em vermelho, quando ele exceder o limite de velocidade da via, emite ‘alerta’ em amarelo quando o veículo estiver próximo do limite e ‘parabéns’ em verde para quem trafegar abaixo da velocidade estabelecida para o referido trecho. O equipamento é dotado de câmeras integradas à Secretaria de Segurança Pública do Estado para emitir alertas à Guarda Municipal e Polícia Militar quando flagrar – por meio de leitor de placas OCR – a passagem de veículos com registro de furto ou roubo.

Foto: Milênio | Dez equipamentos vão operar em pontos estratégicos.

Outra medida a ser implantada nos próximos meses é a fiscalização com radar para conter o excesso de velocidade. Dois aparelhos foram alugados pela Umutrans para fiscalização em vias de grande movimento que registram alto índice de acidentes. O equipamento já foi apresentado aos inspetores e guardas municipais e também ao Observatório Social.

Mortes no trânsito

De janeiro a março deste ano 7 pessoas morreram no trânsito urbano de Umuarama. “Esse número de mortes é inaceitável. Apesar de o poder público fazer a sua parte, sinalizando as vias públicas e orientando os motoristas, através de diversas campanhas, o índice de acidentes ainda é alto e exige medidas enérgicas”, destaca o prefeito Celso Pozzobom.

(Assessoria)

Foto: Milênio | Depois do alerta, vem a fiscalização eletrônica.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.