Saúde

Norospar realiza palestra sobre aleitamento materno

O Hospital Norospar de Umuarama realizou uma palestra dia 20 de maio, sobre a importância do aleitamento materno na primeira infância. Além disso, as futuras mamães também foram orientadas sobre os procedimentos para realizar a doação de leite humano.

A primeira parte do evento tratou dos direitos das futuras mamães. No Sistema Único de Saúde (SUS) é permitido que a mulheres tenham um acompanhante durante o pré-parto, parto e após o nascimento.

O leite materno é o único alimento completo com todos os nutrientes que o bebê precisa. Fórmulas e leites de animais não suprem todas as necessidades.  Outro benefício é o contato entre a mamãe e o bebê. Durante a amamentação existe o abraço e a criança se sente protegida. Já para as mamães, além do carinho com o bebê, a amamentação também faz com que o peso adquirido ao longo da gestação seja diminuído.

Já na segunda parte das atividades foi ressaltado que todas as mulheres que amamentam podem ser doadoras de leite. De acordo com as especialistas do hospital, o leite humano garante um desenvolvimento mais saudável para os recém-nascidos, sobretudo àqueles que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um dos exemplos é o bebê José, que hoje tem oito meses e pesa 4,2 quilos. Quando nasceu de 29 semanas José pesava apenas 850 gramas e ficou 124 dias na UTI sendo tratado. O leite humano foi fundamental para a recuperação do bebê.

Nos últimos 11 meses 1.221 mulheres foram atendidas no posto de coleta e 408 se cadastraram como doadoras. Foram arrecadados 442 litros de litros de leite humano e 257 crianças da UTI neonatal foram beneficiadas.

Foto: Milênio | Pote para acondicionar leite materno.

Procedimento para doar leite

1 – É preciso um recipiente de vidro com boca larga e tampa de plástico (tipo maionese ou café solúvel). Ele deve ser fervido por 15 minutos para higienização e seco sem contato de panos de prato. Não se deve tocar na parte de dentro da tampa com as mãos.

2 – Antes de iniciar a coleta as mamães devem usar um lenço ou uma touca para cobrir os cabelos. Também é indicado que usem máscara para cobrir o nariz e a boca. Depois basta lavar as mãos até o cotovelo com água e sabão e as mamas apenas com água.

3 – Anote na tampa a data e a hora em que foi realizada a coleta e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado. Ele pode ficar conservado por até dez dias.

4 – Traga os potes ou pote até o banco de leite do Norospar.

5 – Não é necessário encher o pote, ele pode ser entregue com qualquer quantidade.

(Assessoria)

 

Deixe uma Resposta