Paraná

Bispo Dom João Mamede visitou a penitenciária

O Bispo Diocesano de Umuarama, Dom João Mamede Filho, atendeu um convite da Pastoral Carcerária e integrou uma equipe multidisciplinar a uma visita à Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO). A agenda de religiosos e profissionais foi cumprida no final de março e transcorreu de forma tranquila e produtiva. A unidade penal abriga cerca de 1.000 apenados da região Noroeste.

Fotos: Reprodução | Dom João Mamede e outros profissionais em uma sala da PECO.

A equipe foi constituída por representantes da PECO, da Pastoral Carcerária, da Vara de Execuções Penais (VEPE), do Conselho da Comunidade, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a diretora e professoras da João da Luz S. Correia (Ceebja).

Foi realizada uma visita interna na penitenciária com o Bispo Dom João Mamede Filho, que teve a oportunidade de dialogar com alguns detentos apenados recolhidos em celas. E aproveitando o momento, foi organizada uma reunião com todos os integrantes da equipe – cada qual com sua função desempenhada junto à comunidade carcerária.

Foto: Reprodução | Dom João Mamede, Pastor Gessé Nunes e educadoras Ilda Panaro e Lourdes Gimenes.

A Coordenadora da Pastoral Carcerária, Lourdes Gimenes, explica que as visitas são feitas ao cárcere semanalmente. “Nosso objetivo é integrar [os presidiários] na sociedade e também com a própria família. Levamos até eles a visita do oftalmologista e também é providenciado os óculos para quem precisa”. A Pastoral ainda tem projetos de hortas, artesanato e também são desenvolvidos projetos na escola. Ela informa que muito deles frequentam a Escola Ceebja João da Luz Correia, que é dentro da própria Penitenciária. “Fazemos encontros com missa e louvor dentro da PECO mesmo à cada 45 dias, e nosso parceiro pra tudo é o Pastor Gesse Nunes, levando um pouco de luz e esperança”.

Lourdes ressalta o apoio e parceria do diretor da Penitenciária, Arnobe Lemes dos Reis, e da juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca.

(Da Redação)

Foto: Reprodução | Equipe no interior da Penitenciária.

Foto: Reprodução | O bispo dialogando com detentos.

 

Foto: Reprodução | Reunião na PECO entre os representantes.

 

Deixe uma Resposta