Região

Volta Ciclística na Reserva Biológica das Perobas

A Reserva Biológica das Perobas comemorou seu aniversário de 13 anos recebendo visitantes para a 4ª Volta Ciclística das Perobas. O evento foi organizado pelo Grupo Tunas Bike e realizado domingo (24).

Os ciclistas e foram orientados sobre a conduta adequada em ambientes naturais e puderam conhecer uma amostra da biodiversidade protegida pela reserva localizada entres os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, com área de 8.716,13 hectares.

Foto: Divulgação | Ciclistas na trilha da Reserva Biológica.

A RBP abriga exemplares de perobas com mais de 30 metros de altura. Em suas trilhas também é possível observar algumas das mais de 120 espécies de aves já identificadas, como araçaris, surucuás, urubus-reis, juruvas e jacupembas. Também podem ser avistadas queixadas, catetos, veados-mateiros e antas.

Uma ‘ecotrilha’ dá acesso aos visitantes ao parque, possuindo uma ‘Calçada da Fama dos Bichos’ com moldes das pegadas de animais silvestres encontrados na reserva e placas com informações ecológicas e de conservação das espécies.

Muitas árvores também são identificadas ao longo da trilha para facilitar o reconhecimento pelos visitantes da biodiversidade florística da Mata Atlântica no Noroeste do Paraná.

Atualmente apenas recebe grupos de estudantes, com agendamento prévio. Todas as visitas são conduzidas por um guia treinado.

Ambientalistas do Instituto Chico Mendes observam que ano após ano, a Reserva tem recebido cada vez mais visitantes. Em 2018, foram 238. “O número ainda é considerado acanhado, mas significou um aumento de 300% em comparação com 2017”, comentou Antônio Guilherme Cândido da Silva, chefe desta Unidade de Conservação.

O investimento na estrutura de apoio aos visitantes, que está sendo feito pelos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte vai melhorar a experiência de conhecer a maior floresta do Noroeste do Paraná.

(Da Editoria)

Foto: Divulgação | Dezenas de ciclistas organizados para a volta.

Deixe uma Resposta