Paraná

Deputados estaduais tomam posse para a 19ª Legislatura

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta sexta-feira (1º de fevereiro) solenidade que irá empossar os 54 deputados estaduais que foram eleitos em outubro de 2018. A sessão preparatória de posse e a instalação da 19ª Legislatura acontecerá a partir das 14h15, no Plenário da Alep.

A sessão será comandada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), atual presidente do Legislativo paranaense, conforme determina o §1º do artigo 5º do Regimento Interno da Casa. Caberá a Traiano indicar dois deputados para compor a mesa diretiva dos trabalhos, nas funções de 1º e 2º secretários. Será lida em seguida a relação dos 54 deputados que tomarão posse, assim como o compromisso de defenderem e cumprir as constituições Federal e Estadual.

Após a leitura os deputados serão chamados nominalmente para ratificar o compromisso, confirmando “assim o prometo”, e assinar o termo de posse.

O mandato dos 54 novos deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano até 31 de janeiro de 2023. O representante de Umuarama nesta legislatura é o deputado principiante Fernando Martins (PSL), que foi eleito com 36.937 votos.  Fernando Scanavaca (Pode) exerceu três mandatos e desistiu de concorrer à reeleição. Claudio Palozi (PSC) cumpriu um mandato e não conseguiu a reeleição. O representante de Cianorte continua sendo Jonas Guimarães (PSB), reeleito para o quarto mandato com 41.419 votos. Já a presidência da Assembleia deverá continuar com Ademar Traiano, do PSDB, que fechou acordo com vários partidos.

A cerimônia de posse pode ser acompanhada no Plenário por qualquer cidadão. Aqueles que não puderem comparecer, poderão assistir através da TV Assembleia e também pela página da Assembleia no Facebook, que farão a transmissão ao vivo do evento.

(Da Redação)

Foto: Divulgação | Fernando Martins (PSL).

 

Foto: Divulgação | Jonas Guimarães (PSB)

 

Foto: Divulgação | Assembleia Legislativa do Paraná.

Deixe uma Resposta