Política

Mortes do prefeito e vice provocam nova eleição em Piên

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná marcou para o dia 17 de março de 2019 as eleições suplementares para a escolha do prefeito e vice-prefeito do município de Piên (13 mil habitantes), pertencente à jurisdição da 144ª Zona Eleitoral do Paraná, sediada em Fazenda Rio Grande. As eleições foram convocadas devido aos falecimentos do prefeito e do vice-prefeito no primeiro biênio do mandato.

Aplicam-se a estas eleições, no que couber, as disposições das resoluções e portarias do Tribunal Superior Eleitoral e deste Tribunal Regional, relativas às Eleições Municipais de 2016.

Estarão aptos a votar os eleitores constantes do Cadastro Eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo Município até 17 de outubro de 2018 (151 dias antes do pleito).

A partir de 4 de fevereiro de 2019 até a diplomação dos eleitos, o Cartório Eleitoral envolvido e a Secretaria do Tribunal funcionarão em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas.

O calendário eleitoral e as informações completas sobre as eleições suplementares em Piên podem ser acessados na Resolução 820/2019.

Mortes

O prefeito Loir Dreveck foi baleado no carro no dia 14 de dezembro de 2017, enquanto viajava com familiares para Santa Catarina. Hospitalizado, ele morreu dias depois. Na época, a polícia informou que o prefeito foi vítima de um complô armado pelo seu antecessor no cargo, Gilberto Dranka e o presidente da Câmara de Vereadores, Leonides Maahs. Além dos dois, foram presos Amilton Padilha, de 29anos, e Ovandir Pedrini, de 44, acusados de terem participado diretamente do homicídio.

Livino Tureck era o vice-prefeito na chapa de Deveck. Com a morte do prefeito, ele assumiu o cargo, mas adoeceu logo em seguida, diagnosticado com câncer na garganta. Internado no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, faleceu em 20 de novembro do ano passado.

Diante das ocorrências, coube ao atual presidente da Câmara, Eduardo Pires Ferreira, assumir interinamente o comando do Executivo Municipal, até a realização da nova eleição marcada para o mês de março. Piên integra a Região Metropolitana de Curitiba.

(Assessoria)

Foto: Reprodução | Sede do Paço Municipal de Piên.

 

Deixe uma Resposta