Umuarama

Prefeitura distribui guias de matrículas em creches

 

A Secretaria Municipal de Educação iniciou quarta-feira (16) a distribuição das guias para confirmação de matrículas das crianças qualificadas no Sistema Fila Única. Os pais ou responsáveis por crianças que buscam vagas no berçário e maternal I foram recebidos no auditório da Prefeitura durante todo o dia, pela equipe de documentação escolar. Nesta quinta-feira (17), é à vez dos pais de crianças do maternal II e na sexta (17), do jardim.

Para este ano letivo o município disponibilizou 703 novas vagas – número bem superior ao ofertado nos últimos anos. A secretária Mauriza Gonçalves de Lima disse a equipe da educação trabalhou duro para aumentar a oferta dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), diante da grande demanda por vagas. “O cadastramento permanece aberto, porém a secretaria classificou os cadastros que receberão a guia para conformação de matrícula e os demais devem aguardar. Com o surgimento de novas vagas no sistema, os pais serão avisados”, disse.

Mauriza lembra que os pais devem ficar atentos à documentação necessária para confirmar as informações inseridas no sistema. “Estando tudo certo, eles recebem as guias de encaminhamento e podem se dirigir aos CMEIs, onde efetivarão as matrículas”, informou. Os documentos são a certidão de nascimento da criança, o RG do pai ou responsável e comprovante de endereço – prioritariamente a última fatura de energia elétrica.

Se o cadastro tiver sido preenchido indevidamente, com dados falsos ou incorretos, ou haver ausência de informações obrigatórias, o responsável poderá perder o lugar na Fila Única, uma vez que os dados informados são de inteira responsabilidade dos pais. “Quem não comparecer à secretaria no dia determinado para retirar a guia também perderá direito à vaga”, alertou a secretária. Caso a família não queira a vaga disponibilizada por conta da localização do CMEI, deve comunicar a desistência à secretaria para que o cadastro permaneça no sistema, aguardando vaga na creche pretendida. Caso a desistência não seja comunicada, o cadastro será cancelado.

Para este ano, o município disponibilizou 39 novas vagas para berçário, 216 para o maternal I, outras 215 para o maternal II (157 em tempo integral e 58 parcial) e 233 para o jardim (157 em horário integral e 76 parcial), totalizando 703 vagas. Mais 60 vagas devem ser abertas em parceria entre o município e a Creche Anjo da Guarda, que eleva a oferta para 763. A previsão é que 1.515 crianças sejam atendidas pela educação infantil do município, neste ano letivo.

A Fila Única recebeu 1.345 cadastros de crianças de 0 a 3 anos que necessitam de vagas nos CMEIs, neste ano, conforme o setor de Documentação Escolar. “Com pouco mais de 760 vagas atendemos mais da metade dos usuários e com a ampliação da estrutura, pretendemos reduzir ainda mais esta lista de espera”, completou Mauriza Lima.

Reclamações

Algumas mães e responsáveis reclamaram de critérios adotados pela Prefeitura na indicação de vagas para seus filhos. Nem todas conseguiram entidades na região em que residem. É o caso de Renata Paixão. Ela diz morar na entrada do Parque do Pedro 1, mas a vaga liberada para sua criança está em um Cmei localizado na região do Conjunto 1º de Maio, ou seja, a 5 quilômetros de distância. Outra situação parecida é citada por Tamires Andrade. Segundo ela, a família reside no Conjunto Independência, e a matrícula da criança terá de ser feita no Conjunto Sonho Meu. Mães e pais que trabalham e não dispõem de meios de transporte próprios tem dificuldades de encaminhar as crianças.

(Assessoria/Redação)

Fotos: Divulgação | Pais compareceram à prefeitura para retirada das guias.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.