Paraná

Pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar

Cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção podem tomar banho de mar no litoral paranaense. Isto, graças ao Projeto Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela Sanepar e a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social. Nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias que possibilitam que pessoas com mobilidade reduzida entrem com segurança na água do mar.

Diego Chueire, de 36 anos, tem paralisia cerebral e gostou muito de entrar no mar com a cadeira anfíbia. Ele disse que a princípio teve medo, mas aos poucos foi se acostumando com a água batendo no corpo. “Pensei que estivesse fria, mas a água está boa. É muito bom”, disse.

Para a mãe dele, Valéria Chueire, o serviço é maravilhoso. “Não dá para entrar na água com a cadeira de rodas normal. Moramos em Curitiba. Vimos o serviço na televisão e meu marido viu a localização das cadeiras num jornal. É um serviço lindo que pode ajudar muita gente. É uma bênção”, afirma.

A funcionária pública Franciele Fontoura Ruth, que mora em Castro, deu nota 10 para o projeto. Ela é mãe de Pedro Augusto, de 12 anos, que já havia experimentado a cadeira anfíbia no verão do ano passado. “É muito bom. Só quem tem alguém na família com mobilidade reduzida sabe da importância”, afirma. Pedro nasceu com má-formação. “Quando ele era bebê, ele entrava no mar no meu colo, mas conforme vai crescendo, fica muito pesado. E ele tem o desejo de entrar no mar como qualquer outra criança”, diz.

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

(Assessoria)

Foto: Sanepar | Assistentes sociais auxiliam no banho de mar.

 

Foto: Jaelson Lucas | Cadeiras anfíbias para o banho de mar.

 

Deixe uma Resposta