Umuarama

Diocese de Umuarama tem o primeiro padre nomeado bispo

João Aparecido Bergamasco, um padre nomeado Bispo pelo Papa Francisco, neste final de ano, será ordenado na Catedral de Umuarama por ocasião do anúncio da sua nomeação. Monsenhor Bergamasco é nascido na Diocese de Umuarama, mais precisamente em Marabá, distrito de Tuneiras do Oeste. Ele assumirá o ministério sacerdotal na Diocese de Corumbá (MS), substituindo Dom Segismundo Martinez, que teve seu pedido de renúncia do cargo acolhido pela Santa Sé.

Na tarde de quinta-feira (20), uma coletiva de imprensa foi realizada na residência episcopal para divulgação e apresentação do padre, para toda a imprensa local, clero e os funcionários da Cúria Diocesana. O evento contou com a presença do padre Monsenhor João Aparecido Bergamasco, recém nomeado Bispo da Diocese de Corumbá (MS), pela Nunciatura Apostólica com a decisão do Papa Francisco. Na ocasião, o Bispo Diocesano Dom Frei João Mamede Filho recebeu todos os presentes, realizando a apresentação do Monsenhor João e contando mais detalhes do motivo de sua presença.

Dom Mamede relembrou que o Monsenhor Bergamasco nasceu nesta Diocese. Ele é padre religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino) e, atualmente, e desde agosto de 2017 atua como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (MS).

Dom João Mamede também divulgou que a ordenação do Monsenhor Bergamasco será realizada na Diocese de Umuarama. A celebração está prevista para o dia 3 de março do próximo ano, um domingo, às 18 horas, na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo. Terá a presença de arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas e fiéis de toda a Diocese, do Paraná e de outras regiões do Brasil.

Segundo informações, a celebração será ainda mais especial, pois na ordenação de um novo bispo, o nomeado pode escolher o local e os três bispos ordenantes. Um bispo é o ordenante principal de todo o rito e celebração, e os outros dois são coordenantes, que auxiliam em toda a ordenação. Como bispo ordenante, o Monsenhor Bergamasco escolheu o Bispo Emérito da Diocese de Umuarama, Dom José Maria Maimone, além da Igreja local para ser ordenado.

(Assessoria)

Foto: Divulgação | João Bergamasco entre Dom João Mamede e Dom José Maria Maimone.

 

 

 

Deixe uma Resposta