Política

‘Noel do Pão’ é o novo presidente da Câmara de Umuarama

Noel Aparecido Bernardino (PSC), o ‘Noel do Pão’, foi eleito em chapa única na manhã de sábado (15), o presidente da Câmara de Umuarama para o biênio 2019-2020. Ele substituirá Maria Ornelas (PODE) que está concluindo o primeiro mandato de dois anos na presidência da Casa de Leis.
A vice-presidência será ocupada pela vereadora Ana Novais dos Santos (PPL), que atua hoje como secretária. O primeiro secretário da Mesa Diretora eleito é Mateus Barreto de Oliveira (PPS), e o segundo secretário, Jones Vivi, do PTC.
‘Noel do Pão’, 45 anos, disputou a eleição de 2012 e obteve 1.547 votos – não sendo eleito. No pleito de 2016 foi o vereador mais votado do município com 3.013 votos (5,57%). Nos primeiros dois anos de mandato ocupou o cargo de vice-presidente e é membro da Comissão Permanente de Serviços e Obras Públicas. Ele é o 36º presidente do Legislativo umuaramense. Ana Novais classificou a chapa vencedora como ‘independente’. Já Mateus Barreto disse que vereadores da oposição à administração municipal passaram agora a integrar a Mesa Diretora.
Após a eleição, o Legislativo entrou em período de recesso e as atividades normais em plenário só retornam a partir de 15 de fevereiro de 2019. Mas os vereadores poderão ser convocados em sessão extraordinária para análise e votação de projetos.
A posse da nova diretoria será no dia 1º de janeiro, às 9 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores. Em 2019, o orçamento do Poder Legislativo Municipal é da ordem de R$ 10.653.115,00.
Articulações
Vereadores da base de apoio à administração do prefeito Celso Pozzobom tentaram até o penúltimo dia da eleição constituir uma chapa, mas não obtiveram êxito. Nem a interferência do deputado estadual Marcio Nunes apresentou resultado desejado nas articulações políticas. O grupo havia indicado o vereador Junior Ceranto, do PSD (líder do prefeito na Câmara) como candidato a presidente.
Para aqueles que conhecem a rotina da Câmara de Vereadores, o que pareceu ser uma chapa consensual liderada por ‘Noel do Pão’, na realidade caracterizou-se um ‘racha’ interno pela disputa do poder. A bandada de oposição foi a vitoriosa nesse processo.
No dia da eleição quatro vereadores não compareceram: Junior Ceranto, Ronaldo Cruz Cardoso, Newton Soares e Marcelo Nelli. As ausências não foram justificadas.
(Redação)
Foto: Divulgação | Eleito, ‘Noel do Pão’ concede entrevista à imprensa.

 

Foto: Divulgação | Ana Novais, ‘Noel do Pão’, Mateus Barreto e Jones Vivi.

Deixe uma Resposta