Política

Bate-chapa para presidência da Câmara de Umuarama

Tudo indica que não haverá consenso para constituição de chapa única para Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Umuarama – biênio 2019-2020. A eleição está convocada para este sábado (15), com início às 10 horas.

A considerar as articulações políticas desenvolvidas até agora na Casa de Leis, duas chapas deverão concorrer. A bancada representativa da base de apoio à administração do prefeito Celso Pozzobom indicou o vereador Edvaldo Ceranto Junior (PSD) para encabeçar a chapa. Junior Ceranto foi o 15º edil mais votado na eleição de 2016 com 1.164 votos e firmou-se como líder do prefeito na Câmara, além de presidir a Comissão de Justiça e Redação. Ele tem 26 anos de idade, o mais jovem do Legislativo.

Já a bancada de oposição na Câmara liderada por Deybson Bitencourt articula a indicação do vereador Mateus Barreto de Oliveira (PPS) para encabeçar a chapa que disputará a presidência do Legislativo. Mas essa definição poderá ficar até para última hora, inclusive com possível alteração de nome.

Barretos, 29 anos, advogado, foi o segundo vereador mais votado em 2016 com 2.124 votos.

Junior Ceranto e Mateus Barreto cumprem o primeiro mandato.

A Câmara de Umuarama é constituída de 10 vereadores (duas mulheres) e esse número prejudica a formação de mais de duas chapas, que tem quatro cargos a serem preenchidos. Nesse caso, dois edis são responsáveis pela definição do pleito. O Regimento Interno da Casa de Leis foi alterado e não permite mais a candidatura à reeleição de presidente.

Aquele que ganhar a eleição irá substituir Maria Ornelas e administrar um orçamento de R$ 10.653.115,00 no ano 2019.  Dia 16 de dezembro começa o recesso legislativo de dois meses.

(Redação)

 

Foto: Reprodução | Vereador Junior Ceranto.

 

Foto: Reprodução | Vereador Mateus Barreto de Oliveira.

 

Foto: JTM | Sede do Poder Legislativo de Umuarama.

 

Deixe uma Resposta