Umuarama

Cultivo de orquídeas no Bosque Uirapuru

Mais de 600 mudas de orquídeas do tipo Olho de Boneca (Dendobrium nobile) foram plantadas em troncos de árvores por agentes da Covisa (Coordenadoria de Vigilância Sanitária) ao longo da pista de caminhada do Bosque Uirapuru, em Umuarama.

A ação foi iniciada pelos agentes ambientais André de Almeida Cardoso e Luiz Carlos Festa. Cerca de 400 mudas foram adquiridas pelo município e outras 200 foram doadas por parceiros, além de 20 mudas de variedades exóticas, cultivadas na entrada do bosque. As mudas levam de 30 a 60 dias para se enraizarem e a floração deve iniciar em agosto do ano que vem.

“Pode ser que algumas mudas se adiantem e produzam flores antes deste período. Pedimos aos frequentadores que não tentem tocar, muito menos arrancar as mudas, que assim como o bosque são um patrimônio de todos”, disse Cardoso. Ele acrescentou que as mudas terão acompanhamento e serão regadas periodicamente, caso não haja incidência de chuvas. “Essa espécie de orquídea é bem resistente e acreditamos que todas as mudas vão ‘pegar’. Mas se houver estiagem, nós mesmos as regaremos semanalmente”, completou.

Desde o ano passado a administração municipal tem realizado grandes investimentos no Bosque Uirapuru. “O espaço é muito valorizado pela população para atividades ambientais, caminhadas, corridas e passeios, bem estruturado com brinquedos para crianças, quadras de areia e churrasqueiras para os adultos”, lembrou. O município investiu na reurbanização, reforçou os quiosques, recuperou brinquedos antigos, instalou novos brinquedos infantis, recapeou o anel externo da pista de caminhada, melhorou a iluminação, os banheiros e implantou grades em toda a margem do bosque, entre outras melhorias.

A Rua Cláudio Coutinho, que separa o bosque do Estádio Municipal Lúcio Pipino, teve uma ladeira pavimentada para a prática de skate, patinação e carrinhos de rolimã. O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, disse que foi implantada drenagem pluvial e nesta semana a Prefeitura está construindo uma calçada com cerca de 2 m de largura ao lado do pavimento. “Não haverá tráfego de veículos. A rua será um local seguro para a prática de esportes, com sombra e ar puro”, concluiu.

A Diretoria de Meio Ambiente também plantou mudas de espécies nativas. O trabalho é feito em etapas e prevê o plantio de 500 a 600 mudas nos próximos meses, para reposição de árvores antigas que adoeceram, morreram ou caíram com a força do vento. Cerca de 10 árvores condenadas, enfraquecidas ou que já estão secando, foram retiradas do bosque antes que caíssem, colocando a segurança dos usuários em risco.

Fotos: Divulgação | Orquídeas cultivadas no
Bosque Uirapuru.

Deixe uma Resposta