Umuarama

Área degradada vai receber 500 árvores nativas

Em Umuarama, uma ação de reflorestamento vai marcar o Dia Mundial da Árvore, comemorado em 21 de setembro. A prefeitura vai  plantar cerca de 500 mudas de árvores nativas em uma área degradada pela erosão, que foi recuperada neste ano, às margens da Rua José Dias Lopes (Fundos do Jardim Lisboa).

Uma parte das mudas será doada pelo viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o restante pela Divisão de Meio Ambiente do município. O local já está recebendo mudas de bambu.

“Estamos tendo todo cuidado porque esta área é muito sensível. Além da necessidade de proteção da mata ciliar, que concentra parte das nascentes do córrego Figueira, que abastece o Lago Aratimbó, é preciso escolher bem as variedades a serem plantadas para firmar as encostas e proteger o solo de futuros problemas com a erosão”, afirmou o diretor de Meio Ambiente. O bambu vai ajudar a controlar a umidade do solo e estabilizar as encostas, acrescentou Matheus Batista.

A contenção da erosão no final de uma rede de galerias pluviais entre o Jardim Lisboa e o Parque Bandeirantes, ao lado da Apae, foi concluída em junho deste ano. A obra conectou o novo ramal de galerias a uma antiga caixa que foi novamente concretada. A região ganhou sistema de drenagem de nascentes e recomposição parcial de aterros.

“Agora é o momento de recuperar a área que foi degradada pelo rompimento das galerias, que provocou uma grande erosão. Foi construída uma rede dupla de tubos de concreto, estendendo o final da rede antiga por cerca de 30 metros, para evitar que a saída de enxurradas provoque mais erosão”, disse o prefeito Celso Pozzobom. O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que a erosão chegou a poucos metros da rua, além de carrear toneladas de terra para o leito do Lago Aratimbó.

Além deste ponto, a Prefeitura realizou serviços desta natureza no Bosque dos Xetá, Lago Tucuruvi, Jardim Mônaco, Parque Dom Bosco, avenidas Parigot de Souza (Poliesportivo) e Guanabara, Jardim Beira Rio, Jardim Maria Lúcia e no Parque Industrial 3A, entre outros locais.

(Assessoria)

 

Fotos: Divulgação | Área será reflorestada com 500 mudas.

 

 

Deixe uma Resposta