Política

Câmara vota cassação do prefeito de Cruzeiro do Oeste

Esta quarta-feira (12) será de mais tensão política na cidade de Cruzeiro do Oeste (21 mil habitantes). Caso não haja recurso judicial de impedimento, em última hora, a Câmara de Vereadores votará o processo de cassação do mandato do prefeito Hedilberto Villas Boas Sobrinho (PSC). A sessão extraordinária está convocada apara começar às 19 horas.

O relatório em pauta trata-se da primeira denúncia contra o prefeito, apresentada pelo vereador Aparecido Delfino dos Santos (PT). Depois desse fato, ele se afastou do Legislativo e assumiu o cargo de chefe de gabinete da prefeita interina. Existem outras denúncias formuladas à justiça, que serão examinadas em plenário na sequencia. Beto Sobrinho está recorrendo de todas as acusações sofridas e a credita ser perseguição política.

Beto Sobrinho foi afastado do cargo no primeiro semestre deste ano acusado de praticar irregularidades administrativas. A vice-prefeita Maria Helena Bertoco (PDT) assumiu interinamente a chefia do Executivo Municipal, até decisão judicial definitiva. Em julho, a justiça autorizou o retorno do prefeito, mas dias depois houve novo afastamento.

O clima político é tenso na cidade, com as duas alas (apoiadores e adversários) questionando situações. Por conta da votação, a segurança será reforçada na área. Centenas de pessoas deverão acompanhar a sessão, mesmo que do lado de fora do recinto do prédio do Poder Legislativo. No final de semana um homem ateou fogo em um departamento do Paço Municipal, destruindo parte de documentos fiscais. O acusado foi preso horas depois.

O prefeito ‘Beto da Lotérica’ disputou a prefeitura do município em 2016 com outros três candidatos. Foi eleito com 7.823 votos (60,85%). A segunda colocação ficou com Dyana Aparecida Mazzer (Pros) que obteve 4.141 votos (32,21%). Ela teve o apoio do deputado federal Zeca Dirceu (PT).

O Poder Legislativo de Cruzeiro do Oeste é constituído de 11 vereadores. O presidente é Marcio Tadashi Matsumoto.

(Editoria)

Foto: Divulgação | Prefeito afastado Beto Sobrinho.
Foto: Divulgação | Vista aérea de Cruzeiro do Oeste.

Foto: Divulgação | Sede do Poder Executivo. 

Foto: Divulgação | Sede do Poder Legislativo.

 

Deixe uma Resposta