Umuarama

Prefeitura retoma o programa ‘Lixo que Vale’

A troca de materiais recicláveis por moeda verde, que depois pode ser utilizada na compra de alimentos, será retomada nos próximos dias em Umuarama com a volta do Programa Lixo que Vale, criado em 2010 e premiado em nível nacional. No dia 13, a coleta será iniciada no Parque Jabuticabeiras e Sete Alqueire. Já a partir do dia 14, recomeça no Parque Industrial e bairros próximos – como Jardim Viveiros, Conjunto Arco-Íris e Alto da Glória.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Matheus Michelan Batista, informa que o Lixo que Vale volta com algumas mudanças. A principal delas é que não haverá mais a tradicional feirinha nos bairros onde são coletados os recicláveis. “Agora os beneficiários do programa deverão utilizar a moeda verde para aquisição de alimentos diretamente no Sacolão do Produtor, que funciona próximo ao Terminal Rodoviário Urbano Praça da Bíblia”, orienta.

Da mesma forma que a coleta dos materiais terá dias fixos nos bairros, a compra de gêneros alimentícios com as moedas verdes também seguirá uma programação. A aquisição dos alimentos deverá ser feita na terça e quarta-feira seguintes. “Para que o programa funciona de forma adequada, é necessário que as famílias observem bem as datas de coleta dos recicláveis, com troca por moeda verde, e a data de compra dos alimentos”, reforçou.

No Sacolão, as famílias beneficiárias do Lixo que Vale encontrarão frutas, legumes, verduras, ovos, produtos lácteos, pães e café, entre outros produtos, tudo fresquinho e adquirido pelo município direto do pequeno produtor, em parceria com a Cooperu – Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama. A localização também facilita o acesso, pois o Sacolão funciona no entorno da Praça da Bíblia, que abriga o terminal do transporte coletivo urbano de Umuarama e recebe circulares que atendem a todos os bairros.

Fotos: Divulgação | Sacolão de frutas, legumes e verduras.

Foto: Divulgação | Entrega de produtos em bairro.

Deixe uma Resposta