Política

Mais de 300 mil títulos emitidos por aplicativo no Paraná

O Paraná é o quinto estado com maior número de e-Títulos emitidos. São 306.784 mil documentos emitidos por esse aplicativo. À frente do Paraná, estão São Paulo, com 1.262.559, Minas Gerais, com 339.387, Rio de Janeiro, com 337.483, e Bahia, com 334.433. Mas é importante ressaltar que, proporcionalmente ao eleitorado, o Paraná está à frente de todos esses estados.

Emitir o e-Título não é útil apenas por substituir a apresentação do título impresso, informar a situação cadastral do eleitor e permitir a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de, no caso de eleitores que já passaram pelo recadastramento biométrico, dispensar a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação. Com a reestruturação das zonas eleitorais ocorrida em 2017, grande parte dos eleitores paranaenses teve suas zonas e seções alteradas. Com o e-Título, o eleitor poderá consultar o número da sua zona e seção eleitoral para verificar se houve alguma mudança.

O eleitor que quiser ter acesso ao e-Título deve baixar, no celular ou tablet, o aplicativo, disponível na App Store e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e o de sua mãe, a sua data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em Eleitor e Eleições, Título e Local de Votação, e inserir seu nome, o nome da mãe e a data de nascimento para assim verificar o seu número de inscrição.

Deixe uma Resposta