Região

Onça parda é resgatada em São Jorge

Uma onça parda adulta foi capturada segunda-feira (20) em São Jorge do Patrocínio (6 mil habitantes). A novidade é que o animal não estava em área de mata, mas sim ’visitando’ uma propriedade rural próxima à cidade. A operação resgate desencadeada por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e profissionais da Universidade Paranaense (Unipar) ocorreu com uso de técnicas específicas e foi considerada um sucesso.

Segundo informações, a onça suçuarana apareceu na área durante o dia e foi ‘encurralada’. Temendo ataques, se refugiou em cima de uma árvore e permaneceu até o momento do resgate. Uma equipe de médicos veterinários da Unipar compareceu ao local para auxiliar na captura do bicho. O animal – uma fêmea pesando 20 quilos – foi imobilizado com uso de anestésico, examinado e devolvido ao seu habitat.

O médico veterinário docente, professor do curso de Medicina Veterinária da Unipar – Campus II e o mestre Salviano Tramontin Belettini compareceram ao local e procedera ao protocolo anestésico para captura, avaliação das condições corporais e vitais da onça. Em seguida, acompanharam no deslocamento do animal com segurança para soltura no Parque Nacional de Ilha Grande.

Houve, ainda, colaboração de médicos veterinários e alunos da Especialização de Clínica Médica de Animais de Estimação da Unipar: Júlio Cândido, Andressa Garcia de Oliveira Marcondes, Mário de Luca neto e Fernanda Neves. Entre os acadêmicos, a presença de  Alisson Henrique.

O coordenador Dr. Luiz Sérgio Merlini explica que o objetivo da pós-graduação é o incentivo e aprendizagem por meio de aulas teóricas, práticas e a campo, coordenando atividades que apoiam a ambientação e integração destes profissionais.

A presença de onças pardas em áreas urbanas é considerada comum, principalmente em cidades próximas do Parque Nacional de Ilha Grande. Nesses casos, orienta-se evitar contatos e agressões. A Polícia Ambiental deve ser acionada.

(Editoria)

Foto: Divulgação | Onça no chão, anestesiada.
Foto: Divulgação | Equipe da Unipar com o animal resgatado.

 

Deixe uma Resposta