Eventos

Abraão Hachicho é Cidadão Honorário de Umuarama

O artista plástico Abraão Hachicho, 72 anos, está entrando para a seleta galeria de Cidadãos Honorários de Umuarama. A honraria será entregue em Sessão Solenete no Plenário da Câmara de Vereadores, marcada para a noite de 22 de agosto. O Decreto Legislativo é de autoria da presidente da Casa de Leis, Maria Ornelas. Familiares, amigos, autoridades e outros convidados participarão da solenidade. A outorga do título foi aprovada no ano passado.

Abraão Souza Hachicho nasceu em 23 de Julho de 1946 em Viçosa, Alagoas. (Princesa da Mata). Residiu no Brasil até completar cinco anos, quando foi para Beirute, Líbano, retornando aos oito anos. Morou em Nova Esperança Pr. de 1954 a 1968, ano este que marca também sua vinda para Umuarama, município que reside até hoje.

Casou-se com Valdecir Aparecida Hachicho em 3 de maio de 1975, em Umuarama. Com a esposa, tida por ele como sua musa inspiradora até os dias atuais, teve três filhos: Fabiana Hachicho Rodrigues, Gisele Hachicho e Alexandre Hachicho. São avós de Juan Marcho Hachicho (17 anos) e Diogo Hassan Hachicho Rodrigues (11 anos).

É formado em Técnico em Contabilidade, tendo cursado Estudos Sociais, exercendo ainda a profissão de empresário. Descobriu a arte de pintar em 1959, com 13 anos. “Sou autodidata. Minha obra consiste em Pintura a óleo s/tela, Concreto artístico na parede, Lapidações em pedras, Decorações em Templos. Meus trabalhos possuem cores expressivas em tons inusitados. Minha Técnica tem estilo próprio. Faço “Ciência da Arte Viva”. Minha criação artística inclui realismo, imaginação criativa e composição histórica”, enfatiza o Abraão Hachicho. É Acadêmico da Academia Umuaramense de Letras e Artes

Em sua trajetória enquanto artista da pintura, Hachicho já participou de inúmeras exposições, dentre as quais: A Primeira Semana Cultural de Umuarama nos anos 1981- 1982- 1983- 1984-1988-1989-2000-2003-2007-2010-2011-2012. Entre 2004 a 2005, três Exposições na UNIPAR. Uma na UEM. Campos de Umuarama. Em 2005, No Centro Cultural de Umuarama, com acervos do Museu de Curitiba Pr. Da Amostra Regional de Artes Visuais – Secretaria do Estado da Cultura Governo do Paraná, no ano de 2007. Em 2008, participou da Amostra de Talentos junto ao Banco Real Van Gogh, hoje Santander.

Dentre seus milhares trabalhos, algumas obras expostas em locais públicos como Trabalho Artístico Concreto na parede, nop Templo na Avenida Governador Parigot de Souza. Obreiros Livres; o Mural Alfa- Globalização Integração Econômica Internacional e Social Após República. (Portal de Entrada) Pré Vestibular Alfa- Obra: Paternon Templo da Cultura – Grécia. Quadros em Diversas Empresas comerciais de Umuarama. Quadros no Centro Cultural retratando Umuarama Antiga. Também expos na Virada Cultural 2014.  Autor da Capa da Revista Casos e Causos de Amor por Umuarama. Apresentação de obras em Comemoração aos 50 Anos de Umuarama. Diversas Exposições em Escolas Municipais e reportagens: TVs locais regionais, jornais, sites de notícias de diversos veículos de informação da região.

(Editoria)

Foto: Divulgação | Obras de Abraão Hachico exposta no Centro Cultural de Umuarama.
Foto: Abraão Hachico (D) e o prefeito Celso Pozzobom.

 

 

Deixe uma Resposta