Saúde

Mutirão reduz fila para consultas de ortopedia

(Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama preparou um mutirão de atendimentos médicos na área de ortopedia, para pacientes que há meses aguardam consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Serão quatro sábados com as consultas agendadas nos postos. O primeiro dia foi o último sábado, 14, e o próximo será dia 28 deste mês. Em agosto, mais dois sábados serão reservados para o atendimento e as datas serão informadas em breve. Os pacientes na fila de espera serão previamente avisados.

As consultas foram realizadas por sete especialistas, nos consultórios do Centro de Especialidades Médicas (CEM) – anexo ao Pronto Atendimento Municipal. “Para o primeiro fim de semana realizamos 210 agendamentos com o objetivo de reduzir a fila e o tempo de espera por ortopedista. Os pacientes foram avisados por telefone e também através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a maioria compareceu, porém 78 pessoas faltaram e por isso perderam as consultas”, afirmou a secretária de Saúde do município, Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom visitou o CEM, durante os atendimentos, e elogiou o esforço da Secretaria de Saúde para reduzir a espera por consultas em uma área que a Prefeitura sempre teve dificuldade de atender a toda a demanda. “O esforço é válido e a população, que merece atendimento rápido e de qualidade, é a maior beneficiada. Pena que quase 80 pacientes simplesmente não apareceram para a consulta. Temos de apurar os motivos dessa ausência e tentar antecipar as desistências, para atender mais pacientes”, afirmou.

Além do aviso por telefone, os pacientes retiraram na unidade básica de saúde os pedidos que depois foram encaminhados para a regulação, na sede da secretaria. “O atendimento vai continuar, por esta área conta com muita demanda represada. Mas é importante que as pessoas compareçam, pois não sabemos quando será possível aumentar o número de consultas disponíveis. A desistência agora pode representar no futuro mais um longo tempo de espera”, completou a secretária Cecília Cividini.

Foto: Divulgação | Celso Pozzobom e Cecília Cividini durante visita ao Centro de Especialidades Médicas.
Foto: Divulgação | Umuarama tem dezenas de pacientes na filha de consultas.

 

 

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.